Alunos participantes da antologia, com certificados e livro
No dia do aniversário de Liberdade, celebração de sua emancipação político-administrativa (17), foi realizado o tão esperado lançamento da Antologia Liberdade dos Poetas.
A coletânea é um projeto sem fins lucrativos de incentivo cultural realizado pelo escritor de Liberdade, Leandro Campos Alves. Nasceu de um sonho de apoiar a cultura literária no município e a busca por novos talentos.
Leandro Campos Alves é membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni, AMOR VINCIT OMNIA, cronista, colunista literário, poeta e escritor. Com três livros publicados o autor quis, através desta antologia, incentivar a literatura entre os jovens e promover a cultura na cidade.
Com apoio das escolas do município, da secretaria municipal de educação e da prefeitura municipal, o projeto reúne 68 poemas de jovens escritores de Liberdade, das escolas municipais Professor José Estevão e Augusto Pestana e da Escola Estadual Frei José Wulff.
“Entre conversas com um amigo e outro, comecei a perceber a riqueza cultural que na cidade existia, porém ainda ocultos pela tranquilidade da mesma”, conta o escritor Leandro.
O lançamento foi um momento de muita alegria para todos os participantes e trouxe grande união para a comunidade. Os alunos, que se emprenharam bastante para a concretização do projeto, estavam muito satisfeitos e, no final, levaram um certificado e um exemplar do livro.
“Foi a melhor coisa que já fiz na vida”, ressalta Leandro. “Ver a alegria das crianças, a satisfação dos pais... foi muito prazeroso e gratificante”, conta, emocionado.
Para abrilhantar ainda mais a celebração, a Orquestra Sinfônica de Liberdade e a Academia de Dança Darlene Baptista fizeram uma emocionante apresentação.
O livro impresso está disponível pelo site do Clube de Autores, em www.clubedeautores.com.br/book/197193--Antologia_Liberdade_dos_Poetas e em formato ebook pela editora Saraiva.
Segundo Leandro, os alunos já estão comentando a vontade de realizar outro projeto no ano de 2016 e os professores ressaltaram que após a participação na antologia muitos estão mais dedicados ao estudo e ao aprendizado. “Apesar de ser um projeto sem fins lucrativos, o retorno já está sendo imenso: ver o que esta antologia está trazendo para os jovens do município é a maior recompensa”, conclui o escritor.