Combinando fundamentos físicos e mentais, o Desporto Orientação é um esporte em que o participante deve completar, no menor tempo possível, um percurso definido por uma sequência de pontos de controle espalhados pela área da competição. O atleta realiza a leitura do mapa e interpreta as características do terreno, geralmente rural, a fim de escolher a melhor rota possível entre os pontos. A competição contribui com a formação cidadã e ambiental de seus atletas, incentivando-os a lidar com os elementos do ambiente, sempre prezando pela preservação e manutenção destes durantes.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no dia 04/05 foi realizado o percurso Floresta, na Fazenda da Estação do Angahy. Participaram 105 atletas, entre eles alunos do CEFET-MG Varginha, Sargentos da ESA, atletas do Rio de Janeiro, Pouso Alegre, São João Del Rei e alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte.
E no dia 05/05, foi realizado o percurso Sprint, modalidade que ocorre nos centros urbanos, sendo a partida e chegada à Praça Monsenhor Nagel. Enquanto no percurso Floresta os atletas gastaram cerca de 1 hora e 15 minutos para completar o percurso, no Sprint os tempos foram por volta de 17 minutos. Após a experiência adquirida, em breve o Desporto Orientação também será realizado junto às escolas do Município, trazendo novos horizontes e diversificando as modalidades esportivas para nossos jovens.
Fizeram parte da organização, Nilo César de Mendonça, Presidente da Federação Mineira de Orientação - Antônio Luiz Serenini, Presidente do Clube de Orientação de Varginha - Cel. Maranhoto, responsável pelo Colégio Militar de BH - Gabriela Arantes, Professora de Educação Física do Cefet/MG Varginha e Coordenadora da Equipe de Competição Azimute Norte. O circuito foi organizado pelo Covar e Federação.