Primeira Mostra de Cinema de Aiuruoca foi um sucesso de público
O sucesso das três primeiras edições tornou o evento uma referência na democratização da cultura da cidade. A Mostra de Cinema de Aiuruoca se renova em sua 4a edição, aprofundando a proposta de levar cinema e cultura à cidade.
Serão exibidas curtas e longas-metragens de gêneros diversos, a fim de acolher públicos de diferentes faixas etárias. Além disso haverá também um curso gratuito de vídeo - a Oficina de responsabilidade do Coletivo Macacucine, que desenvolverá em três dias um ensaio de projeto audiovisual.
Nesta 4ª edição, a Mostra de Cinema de Aiuruoca apresenta essencialmente obras brasileiras - documentários e ficção – algumas inéditas no circuito comercial, como é o caso dos longas: “82 Minutos”, “Ayrton: retratos e memórias - o filme” e “Morte diária”.
Na praça serão exibidos os longas “O Menino No Espelho”, “Que horas ela volta?” e “O Palhaço”, sempre antecedidos por um curta-metragem.
Na sessão “MOSTRA MANTIQUEIRA”, o principal destaque vai para a homenagem ao jovem diretor varginhense, Daniel Lentini, (Varginha, MG) apresentando seu primeiro longa “Morte Diária” (2015). Esta sessão inclui ainda uma homenagem ao fotógrafo mineiro Sebastião Salgado com a exibição do filme “Revelando Sebastião Salgado” e a exibição do filme “Faroeste Caboclo” com a atriz Isis Valverde, natural de Aiuruoca.
Dos curtas a exibir, a Mostra inclui a animação “Viagem na Chuva”; e ainda “Passagem” gravado em Mariana; “24º Domingo do tempo comum” do homenageado Daniel Lentini; “O Mar de Teresa”, um filme experimental de Dilea Frate, entre outros.
Aiuruoca é privilegiada e conhecida por sua importância ambiental. Rios, córregos, nascentes, cachoeiras, picos e reservas florestais são atrativos do município, que pertence ao Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira, que compõe a Estrada Real – maior rota turística do país –, fazendo parte do Parque Estadual Serra do Papagaio e que tem boa parte de sua extensão definida como Área de Preservação Permanente.
A Mostra de Cinema de Aiuruoca é uma iniciativa da ACTUA - Associação do Comércio, Serviços, Turismo e Artesanato de Aiuruoca - responsável pelas três primeiras edições da Mostra de Cinema de Aiuruoca e pela 1ª. Mostra Flipo – Filmes de Língua Portuguesa, além de ser uma instituição ativa em parcerias e projetos dinâmicos para a região.
A produção é da responsabilidade da Cambota Produções, empresa conectada e multidisciplinar que se dedica à criação, produção e gestão de Forma e Conteúdo.
Fonte: Cambota Produções
Cartaz de um dos filmes a ser exibido na Mostra, Faroeste Cabloco com a participação da atriz aiuruocana Isis Valverde