Entre os dias 13 e 16 de fevereiro Aiuruoca promove a 82ª edição do carnaval antecipado da cidade. A programação vai contar com blocos, bandas, baterias, DJ, além de matinê com programação especial para as crianças.
O tradicional carnaval antecipado, realizado na Praça Monsenhor Nagel, no centro de Aiuruoca, será aberto com som mecânico, no dia 13, às 20h. Em seguida, será o desfile do Bloco das Piranhas. A programação do dia segue com Kreatina Axé Music e DJ Matth Senatore.
A sexta-feira começa bastante animada com som mecânico e a presença da eterna rainha do carnaval, Clarice Albarez. Depois é a vez do bloco dos Skolhidos, seguido da bateria do Bloco dus Túlios, de São Lourenço. As bandas Ziriguidum e Usmen também se apresentam.
No sábado, a programação mais extensa traz diversão para os foliões. O som mecânico abre a folia, seguido do Bloco dos Cangaceiros. Mais duas baterias vão compor a folia: Batuqueiros e Bloco dus Túlios. A folia segue com Apito do Mestre, Banda A Zorra, Juliana Campos e “Vem quem guenta”, com a banda Puxa Sax.
Ainda no sábado, o Bloco do Pijama, de São Lourenço, vai puxar a multidão em Aiuruoca. A concentração será às 21h na Quadra da Escola Maria José Ematne e a saída às 22h 40min. O bloco ainda conta com DJ Matth Senatore, Bateria, Bloco dus Tulio e a recepção será feita pelo Apito do Mestre.
O carnaval antecipado ainda se estende pelo domingo. A tarde será das crianças com a Matinê entre 15h e 18h. Ainda terá o espetáculo Valentia com a Palhaça Paveta. À noite a Praça Monsenhor Nagel volta para os foliões com som mecânico às 20h e a apresentação do DJ Matth Senatore.
Organização
Para garantir uma folia animada e tranquila, a prefeitura de Aiuruoca organizou o transito da cidade com o impedimento de ruas e desvios para garantir o acesso com segurança dos foliões à praça principal da cidade, além do acesso ao hospital municipal.
Os foliões devem entrar na cidade pelo desvio estabelecido pelo Bairro Raia para evitar a principal entrada da cidade, via asfalto, e deixar o acesso livre para possíveis casos de urgência e emergência do Hospital Dr. Júlio Sanderson.
Nos dias do carnaval ainda ficará proibido o estacionamento no entorno da Praça Monsenhor Nagel e a circulação de caixas de isopor, coolers e similares, além de bebidas em garrafas de vidro.
O primeiro carnaval antecipado do país
O tradicional carnaval antecipado de Aiuruoca se deu a partir da mobilização da população em função de demanda da paroquia local. Em 1938, o então pároco do município decidiu suspender as comemorações do carnaval por considerá-lo uma festa profana. A comunidade mobilizou-se e conseguiu um caminho para instituir a folia com uma semana de antecedência para que esta não fosse, necessariamente, considerada uma festa de Carnaval.
Além de conseguir pular carnaval sem impedimentos, a comunidade trouxe para o município de Aiuruoca o título de primeira cidade brasileira a promover um Carnaval antecipado, que sempre acontece uma semana antes da data oficial da festa no país.
Aiuruoca atrai anualmente milhares de foliões para as festividades tradicionais de Carnaval e é uma cidade que se destaca também por suas riquezas naturais. Os foliões que optam por aproveitar o carnaval no município tem o privilégio de prestigiar as paisagens encantadoras do Sul de Minas. O cartão-postal da cidade é o Pico do Papagaio, uma elevação que chega a 2.093 metros e que integra a APA - Área de Proteção Ambiental – da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio.