Valorizar os talentos locais e as manifestações culturais mais tradicionais da cidade e região foi o principal foco da 2ª. Mostra Raízes de Aiuruoca, em continuidade à 1ª. Mostra de Cinema, realizada em novembro de 2012. De 28 a 31 de dezembro de 2013 foram exibidos filmes, dança, música sertaneja autêntica e outras atrações próprias da cultura rural. Foi um grande sucesso.
Promovido em parceria entre a ACTUA – Associação do Comércio, Turismo e Artesanato de Aiuruoca e a Prefeitura Municipal, o evento contou também com o apoio do BDMG Cultural – Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e dos empresários locais. A organização ficou por conta da ACTUA, cuja presidente, Glória Silveira, assim se manifestou ao Jornal Correio do Papagaio:
“Nossas homenagens esse ano foram para o cineasta já falecido, Gabriel Ferrer, e nosso talentoso músico Odair Kobel que, nascido e criado na música, formou e continua formando inúmeros artistas através de sua escola de música. Nosso objetivo com esse evento, que devagarinho vem se fortalecendo, é firmar a identidade de Aiuruoca por meio da cultura raiz.
São inúmeros os talentos que temos aqui, uns famosos outros nem tanto, temos até talentos desconhecidos da maioria de nós moradores, mas todos com a mesma importância para nós. Por isso precisamos estimulá-los e valorizá-los, criando condição para suas apresentações.
Este ano tivemos várias inovações: mudamos a cara da Praça Monsenhor Nagel, com tendas e um novo palco mais interativo, tivemos várias oficinas, construímos o papagaio em tamanho gigante, fizemos o concurso de poesia e filme, com dois belos curtas produzidos aqui em Aiuruoca, revelando assim novos talentos. Além dos filmes na praça, tivemos apresentação de shows musicais todas as noites e barraca de artesanato. Foram muitos os momentos especiais; a apresentação dos violeiros nos comoveu. O grupo se apresentou com um profissionalismo ímpar, tivemos até a participação especial do nosso querido ex prefeito Paulinho Senador, que recebeu a medalha das mãos do prefeito atual, Mateuzinho, demostrando com isso que juntos podemos fortalecer os laços por uma Aiuruoca mais cultural e mais unida.
A Companhia de Reis do bairro da Pedra brilhou, descendo a Rua Felipe Senador, abrindo caminho com a cantoria dos Reis Magos; os grupos do Terço de São Gonçalo, do bairro da Campina e da cidade, cantaram o terço na praça em frente à igreja. O grupo de Hip Hop Concepção Urbana, de Poços de Caldas, marcou presença e a galera jovem curtiu muito, o quarteto (vozes e violão) super agradou, com MPB de muito bom gosto; a apresentação de Euritmia - poesia em movimento, foi um acalanto para o coração; a banda da Leticia Giffoni - GL5 sacudiu a praça, além das bandas que a prefeitura contratou - Boca Miúda e a banda da virada, Climax, que também incrementou o evento.
As apresentações convidadas pela ACTUA tiveram custo zero ou bem pequeno. Queremos, de coração, agradecer a todos que colaboram dessa forma. A Actua entregou o troféu Raiz e medalhas aos participantes convidados como forma de agradecimento por suas apresentações. O termômetro para medir o sucesso, além da participação de um número maciço de pessoas que superlotaram a praça, foi a quantidade de elogios que a equipe da ACTUA recebeu dos aiuruocanos e visitantes. Um evento desse porte não se faz sozinho. É bem verdade que trabalhamos com uma equipe reduzidíssima e pouquíssima verba. Se não fossem as parcerias o brilho não seria o mesmo, por isso estamos comemorando com todos que contribuíram com esse evento. Quero agradecer a todos os voluntários e comerciantes, que mesmo com pequenas contribuições tornaram possível esse acontecimento; meu agradecimento especial para o Manno França, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que acreditou no projeto e deu um empurrãozinho que fez toda a diferença. A partir daí firmamos a importante parceria com a Prefeitura de Aiuruoca, o Banco BDMG Cultural e o Hospital Dr. Julio Sanderson. Sei que muitos não fazem questão de ver seus nomes aqui, e como são muitos os nomes para agradecer, generalizo os agradecimentos, dizendo que cada um, com sua grande ou singela participação, foi muito importante, e esperamos que para a 3ª Mostra Raízes estejamos mais fortalecidos para incrementar mais ainda nosso evento e poder inclusive remunerar os nossos artistas, que fizeram a festa e deixaram nosso fim de ano mais encantador e alegre.”