05:39hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Aiuruoca - Notícias
15/03/2012 16h17

Aiuruoca Aiuruoca resgata o Ofício de Trevas na Semana Santa e valoriza o turismo

Aiuruoca resgata o Ofício de Trevas na Semana Santa e valoriza o turismo

A cerimônia da liturgia, quase perdida no tempo, fará parte da programação da Semana Santa em Aiuruoca


O Ofício de Trevas (Tenebrae, em latim), para praticamente toda a comunidade católica no Brasil até há algumas décadas era uma das celebrações mais emocionantes que marcavam a liturgia da Semana Santa, mas que com o passar do tempo foi se perdendo, diferentemente do que acontece nos mosteiros, onde esta prática é tida como sagrada e, por isso, mantida com grande fervor.


A Liturgia das Horas (ofício de leituras, laudes, meridiano, vésperas e completas) é celebrada de acordo com o tempo litúrgico que se vive (advento, natal, quaresma, pascal, comum).


Na quinta-feira santa (tempo quaresmal), nos primeiros ofícios litúrgicos da manhã (leituras e laudes), é celebrado o Ofício de (ou ‘das’) Trevas. Durante a cerimônia, todas as luzes da igreja são apagadas. Há um candelabro com 15 velas representando os 150 salmos da Bíblia.


À medida em que os salmos vão sendo cantados as velas vão sendo apagadas, ficando acesa apenas uma que simboliza a luz de Cristo e a esperança na sua ressurreição. Ao final da liturgia canta-se Christus factus est, conhecido canto gregoriano.


Há cerca de 15 séculos que este ofício da Semana Santa se mantém praticamente inalterado.


Para o Chefe da Divisão de Turismo, Gilberto Furriel, “o Poder Público Municipal da cidade de Aiuruoca tem realizado importante esforço na promoção da atividade turística, posicionando-a nacionalmente como um importante destino do turismo ecológico e ambiental. Ainda, com a mesma ênfase, tem trabalhado para a reconstrução e valorização do potencial cultural, outra grande vocação do Município.


Nesse sentido, acredita-se que o resgate da celebração do Oficio de Trevas, dentro da já reconhecida Semana Santa de Aiuruoca, será de extremo e relevante beneficio para a população local, uma vez que o turismo traz renda e trabalho e propicia o intercâmbio cultural, mais alegria e movimento na cidade e, consequentemente, o aumento da auto-estima, tornando a cidade e seu povo (re)conhecidos”.


De acordo com o Chefe da Divisão de Turismo, em pesquisa histórica a documentos eclesiásticos da paróquia local, verificou-se que no século XVIII já se celebrava o Oficio de Trevas na Igreja Matriz.


“Essa celebração consistia em um conjunto de leituras, em latim, de lamentações, salmos e preces penitenciais acompanhadas de músicas próprias, executadas por orquestra e coro. A prática se estendeu até meados da década de 40, quando foi extinta.


O seu resgate é uma forma de contribuir com a reconstrução da identidade cultural de nosso povo e de todo o sul de Minas”.
A cerimônia será presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, no dia 4 de abril, às 19:00h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca. A entrada é franca.




Orquestra Coral e coro na programação




O Coral Pró-Música (JF), a Orquestra Jovem e o Coro Gregoriano da Cidade de Perdões/MG e Aiuruoca estão inclusos na programação da Semana Santa no município, uma das mais importantes manifestações culturais do sul mineiro, que completa 295 anos de história e é tomabada como Patrimônio Cultural e Imaterial.


O grupo foi convidado pela  Prefeitura de Aiuruoca, Conselho de Cultura e Patrimônio Histórico e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para participar do projeto “Resgate do Oficio de Trevas”, parte do programa de preservação do patrimônio cultural do município.


Gilberto Furriel em nome da Administração Municipal agradece a instituição Pró-Música, “cujo trabalho em prol da cultural musical no País é inconteste” e destaca que a contribuição do Pró-Música/UFJF marcará a história do município. igualmente agradece a grande colaboração do Museu da Música de Mariana e ao Coro Gregoriano da Cidade de Perdões gentilmente cedido pelos maestros Helyson Cruz e Isaias Lopes

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br