03:29hs
Domigo, 22 de Dezembro de 2024
Aiuruoca - Notícias
24/11/2011 15h24

Aiuruoca Obras de Revitalização da Praça Pantheon dos Heróis de Curar

Obras de Revitalização da Praça Pantheon dos Heróis de Curar em Aiuruoca

Em outubro passado iniciaram-se as obras de revitalização da Praça Pantheon dos Heróis de Curar, na Vila Dr. Julinho. A Administração Municipal, empenhada em entregar aos moradores da Vila e de Aiuruoca o monumento idealizado pelo saudoso conterrâneo médico, não mediu esforços para finalizar não somente a obra, mas também entregar a toda a população um novo espaço público, totalmente revitalizado, o que trará para a Vila melhorias urbanas. O projeto contemplará a finalização do Monumento Pantheon dos Heróis de Curar, iluminação da praça e do principal acesso (Alameda Moralina), reparos necessários, jardinagem e arborização.

 

Apesar das dificuldades, a atual administração não se abateu e buscou meios para a finalização da obra. Com recursos próprios e com o patrocínio de entidades médicas do Estado do Rio de Janeiro que fizeram parte da vida profissional do Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz - médico, cirurgião emérito e pesquisador entusiasta da história da medicina brasileira - e de parentes do saudoso médico foi possível iniciar a revitalização da praça e do monumento. A administração municipal agradece a confiança e a colaboração do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro – CREMERJ, Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro – SINDHERJ e a Família Câmara Lacerda que viabilizaram recursos financeiros para a obra de Revitalização da Praça Pantheon.

 

Pantheon dos Heróis de Curar

 

Nas praças predominam os monumentos aos "Heróis de Matar". O sonho do Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiroz era simples: em cada capital brasileira seria erguido um monumento aos “Heróis de Curar”. Justificava sua proposta fazendo uma analogia com os monumentos existentes em todo o país, onde pelo menos uma praça em cada cidade possuía um monumento dedicado aos heróis de guerra, chamados por ele “Heróis de Matar”.

 

Charles Chaplin dizia: “Se matamos uma só pessoa, somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis. Felicitam-se os que inventam bombas para matar mulheres e crianças. Só se consegue êxito neste mundo fazendo as coisas em grande escala”.

 

Antônio Celso Nunes Nassif, que presidiu a Associação Médica Brasileira, tentou levar adiante o sonho do Dr. Sanderson. Distribuiu maquetes com todas as suas federadas e estimulou o sistema a procurar o poder público em cada local para tentar viabilizar o projeto. Precisamos retomar o sonho do Dr. Julio e o idealismo de Nassif.

 

Nos dias de hoje, nem mesmo os estudantes de Medicina sabem quem foram os médicos que contribuíram para o desenvolvimento das ciências médicas em nosso Estado e no Brasil. Quem por exemplo sabe que William Roentgen inventou o Raio-X, que Edward Jenner foi o criador da vacina anti-variólica no ano de 1796 e Pasteur, o criador da vacina anti-rábica, em 1878? Apesar de não ser médico por formação, Pasteur era químico e foi recebido com distinção pela Academia de Medicina da França em 1878. E os brasileiros Osvaldo Cruz, Carlos Chagas, quanta importância tiveram para o desenvolvimento da Medicina Brasileira!

 

Uma Realidade em Aiuruoca

 

Situado na vila que leva seu nome, a Vila Dr. Julinho, área mais populosa do município de Aiuruoca, o monumento teve sua pedra fundamental lançada em 2000 pelas próprias mãos do Dr. Júlio, que com recursos próprios, fez erguer o primeiro monumento “Pantheon dos Heróis de Curar” no país, concretizando em parte o sonho de exaltar a classe médica e o sacerdócio da medicina. Após o seu falecimento, ocorrido 2003, paralisaram-se as obras que, até a presente data, encontram-se inacabadas.

 

Aiuruoca, através de sua administração pública, assumiu o compromisso de reconstruir e oferecer à classe médica do país o seu maior símbolo – O Pantheon dos Heróis de Curar, e à população aiuruocana, em especial aos moradores da Vila Dr. Julinho um novo espaço público cheio de vida, como os moradores da Vila merecem.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br