Prefeito morreu após grave acidente de carro na BR 267
orgãos públicos em recesso, bandeiras a meio-mastro, comércio e população de luto e profundamente abalados pela morte trágica e prematura do prefeito José Nelson Lopes, de 59 anos, vítima de um acidente de carro na noite do último domingo (21), na BR 267, no trecho entre Seritinga e Aiuruoca. Lopes e sua esposa Hilda de Campos Lopes, 42 anos, retornavam de Arantina por volta de 21h, quando o veículo em que estavam – um VW Fox, da Prefeitura – bateu de frente com uma caminhonete Ford Ranger. Com o impacto da colisão, José Nelson não resistiu e morreu no local. O motorista da caminhonete, Hikari Kanamori, de 72 anos, e a esposa do prefeito sofreram escoriações leves e, após serem levados ao hospital Dr. Júlio Sanderson, em Aiuruoca, tiveram alta na segunda-feira.
No velório, realizado no plenário da Câmara Municipal de Aiuruoca, familiares, amigos, vários prefeitos e vereadores, o deputado estadual Tiago Ulysses, lideranças políticas e dezenas de pessoas passaram pelo local ao longo do dia para prestar as últimas homenagens ao homem que fez da política muito mais que um simples cargo público.
José Nelson foi a expressão da simplicidade, do amor por sua gente. Seus gestos e ações de solidariedade em favor da população e dos mais necessitados não conheciam os limites do comodismo, do horário inoportuno. Sua dedicação era reflexo de um carisma próprio, despojado e sempre presente.
Segundo o vereador Romeu Rosa Maciel, atual presidente da Câmara Municipal de Aiuruoca, “Por mais que a morte faça parte dessa vida, sendo que única certeza que temos é a de que ela chegará a todos nós um dia, é muito difícil, conviver com a dura realidade de uma morte prematura e abrupta de um prefeito, de um cidadão aiuruocano, com 55 anos de idade, e que lamentavelmente não está mais entre nós. Então, estamos aqui para registrar e apresentarmos nossas condolências a toda sua família, a esposa Hilda, a sua mãe, aos seus filhos e a todo o povo aiuruocano. Aiuruoca para o prefeito Zé Nelson era a sua paixão, o motivo de suas alegrias, onde tinha para ela grandes projetos. Vínhamos trabalhando em conjunto, sempre em busca para o melhor do povo aiuruocano. Então, é com muito pesar, ainda todos consternados, que posso dizer que tenho certeza de que esta Casa Legislativa está de luto por conta do falecimento do prefeito Zé Nelson Lopes. O prefeito Zé Nelson, quando em sua vida pública, podemos afirmar que foi uma das carreiras mais marcantes da política aiuruocana. (...) Hoje, todos choramos a perda de maneira tão prematura de nosso amigo Zé Nelson, pessoa que nunca deixou de atender aos pedidos da população aiuruocana e de cidades vizinhas, o que, com sua simpatia, sempre elevou o nome de nossa querida Aiuruoca. Então, a ele o nosso reconhecimento, o nosso pesar, que Deus o tenha, que lhe dê o descanso eterno e que nos dê o conforto para continuarmos a sua luta, sempre em prol da população do município de Aiuruoca”, declarou Maciel.
Falando em nome da Prefeitura de Aiuruoca, o advogado Marcos Alexandre Alves de Andrade destacou Zé Nelson como “líder político da maior expressão, em razão de identificar tão bem com as legítimas aspirações da nossa comunidade. Existem pessoas em nossa vida que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras, apenas vemos entre um passo e outro. (...) José Nelson sempre sentiu sua profunda ligação com o povo, colocando inteiramente a serviço do povo suas imensas forças e todas as suas capacidades. Sua gestão estava sendo considerada como uma das mais profícuas em razão de empreendimentos para o crescimento de Aiuruoca, buscando junto aos órgãos federais e estaduais, recursos para que o desenvolvimento de Aiuruoca pudesse ser sentido – não só por nós, moradores, mas por todos que aqui passassem. Zé Nelson era uma pessoa simples, pessoa sem nenhuma malícia. Conseguiu por esforços próprios galgar os degraus da vida pública, e em nenhum momento, por mais dificuldades que a estrada oferecia, desistiu de lutar. (...) Sua luta foi interrompida de maneira brusca, sem justificativa, sem direito de defesa. Deixou-nos órfãos. Pois o Zé, era uma das últimas lideranças políticas que Aiuruoca possuía”, declarou.
Em nome dos prefeitos associados, o prefeito de Passa Quatro, e vice-presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios), Acácio Mendes de Andrade, salientou que o Sul de Minas perdeu um homem de valor, um homem de garra, de determinação, “que gostava e amava esta terra, gostava e amava o Sul de Minas; um homem que nasceu para servir e não para ser servido. (...) Desconheço uma pessoa de coração tão grande e uma alma tão boa, como foi Zé Nelson. Na vida, temos poucos amigos, e Zé Nelson era um de meus amigos pessoais”, disse Andrade.
Amigo pessoal de Zé Nelson, o deputado estadual Tiago Ulysses trouxe sua mensagem de solidariedade e pêsames, bem como também do governador Antônio Anastasia e do presidente da ALMG (Assembléia Legislativa de Minas Gerais). “Zé Nelson representou um conceito. Que nos conscientizemos em nossos mandatos, que política não é profissão – é momento; ninguém É prefeito ou deputado – mas ESTÁ prefeito, deputado ou outro cargo que seja”, declarou Ulysses. Profundamente emocionado, o deputado lembrou o amigo como alguém que “em 30 anos de vida pública, nunca encontrei uma pessoa com o coração tão bom, como o Zé Nelson, que fazia o bem de maneira alegre, extrovertida, sem denotar qualquer populismo em seus atos”, disse.
Após as homenagens, acompanhado por centenas de pessoas, o corpo do prefeito foi transladado para a igreja matriz Nossa Senhora da Conceição onde foi celebrada a missa de corpo-presente, presidida pelo pároco monsenhor Luís Vieira Arantes. Após a celebração, uma grande multidão acompanhou o féretro até o cemitério municipal onde o corpo de José Nelson foi sepultado.
Em entrevista à imprensa regional, o vice-prefeito Paulo Roberto Senador afirmou que vai dar continuidade a todos os projetos de Zé Nelson.