03:02hs
Domigo, 22 de Dezembro de 2024
Aiuruoca - Notícias
16/02/2012 15h14

Aiuruoca Tradição em Aiuruoca, carnaval antecipado faz história

Tradição em Aiuruoca, carnaval antecipado faz história

Timbal de Metal garantiu a festa no penúltimo dia

A banda Bartucada deu um show de ritmo e harmonia


A Banda LG5 foi a banda a responsável pela animação na quinta-feira de carnaval

Visitantes de diversas regiões do País marcam presença no Carnaval antecipado de Aiuruoca

Prefeito Paulo Senador; Mariane, Javan Senador, secretário municipal; Denis, prefeito de Seritinga e sua esposa Thaís

Encontro de amigos de Aiuruoca e São José dos Campos

Galera de Aiuruoca com a ex-prefeita de Minduri, Maria Amélia; e Rosalba Senador

São Vicente também veio trazer sua animação

José Roberto; Jaime, do Laticínio de Bom Jardim; e Ricardo (Bom Jardim de Minas)

Descontração, alegria e muita diversão: palavras de ordem

Galera muito animada do Bloco do UDO

Vera Vaz, gerente do Parque de São Lourenço, o esposo Wagner Macedo - Colégio Laser; e Márcio Muniz, diretor do Correio do Papagaio

Rodrigo, do Disk Água Caxambu, sua namorada e Leandro Muniz

Prefeito Paulo Senador e sua esposa Hélia; Secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães e sua esposa

Como em todos os anos, o público lota as ruas e a Praça Monsenhor Nagel

Galera de Cruzília dando um show de beleza e simpatia

A Banda de Aiuruoca acompanhou os Bonecos Gigantes de Brazópolis

Carnaval antecipado de Aiuruoca atrai foliões de todo o País

 

Uma tradição que já se mantém por 74 anos, depois que o então pároco do município decidiu suspender as comemorações do carnaval por considerá-lo uma festa profana.

 

Então a comunidade resolveu dar um jeitinho de “burlar a lei” criada pelo padre, e conseguiu uma maneira de instituir a folia com uma semana de antecedência, o que não poderia ser considerado, necessariamente, uma festa de carnaval.

 

Estava resolvido o problema, que afortunadamente concedeu a Aiuruoca o título de primeira cidade no Brasil a ter um carnaval antecipado, que coloca à disposição dos milhares de visitantes - além de uma comemoração cheia de história - uma das mais belas paisagens sul-mineiras, entre serras, campos e cachoeiras inesquecíveis.


Cercada por uma abundante e rica natureza, tendo como cartão postal o Pico do Papagaio, uma elevação que chega a 2.093 metros e que integra a APA - Área de Proteção Ambiental – da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio, a cidade de Aiuruoca atrai anualmente milhares de foliões para o seu tradicional carnaval antecipado.


Graças a um impasse religioso que ocorreu há 74 anos, quando a condição de ‘festa profana’ foi levantada pelo então pároco, que declarou guerra ao carnaval, o município tem o privilégio de, desde há 74 anos, ser o pioneiro no país na promoção dos festejos carnavalescos uma semana antes da data oficial.


Este ano, mesmo com a chuva caindo durante os quatro dias - 9, 10, 11 e 12 de fevereiro - os foliões não se intimidaram e passaram muito longe do desânimo, e um grande número de visitantes, não só das cidades próximas mas também de muitas outras regiões do País formaram um único grupo, onde a linguagem comum era a alegria.


A festa começou na quinta-feira, às 21:00h, com som mecânico e um repertório que agradou a todos os gostos. Às dez da noite, o tradicional Bloco das Piranhas tomou conta das ruas, e a Praça Monsenhor Nagel se transformou num ambiente de muita descontração, com homens travestidos de mulher e os mais diversos e curiosos figurinos. A abertura oficial da festa aconteceu à meia-noite, comandada pela banda LG5.


Na sexta-feira, o desfile de bonecos gigantes de Brasópolis - assim como na programação do sábado (11) -, que foi um dos grandes destaques da festa, encantou principalmente o público infantil, que à tarde e à noite pôde participar de uma animada apresentação. 


Nessa noite o show ficou por conta da banda Bartucada. O dia já começava a clarear - próximo das 6 da manhã - e muitos foliões ainda dançavam pelas ruas.


No sábado, a banda Timbal de Metal levou para a praça o melhor do axé rock executado nos grandes carnavais do Brasil, que ganhou um coro extra, das muitas centenas de vozes que vinham do público em frente ao palco. A apresentação se estendeu até às 4 da manhã.


O axé universitário da banda Usmen garantiu a folia no domingo e encerrou, com chave de ouro, o carnaval antecipado mais famoso do Brasil, num ambiente saudável e muito tranqüilo, fazendo jus à sua tradição.



O evento foi uma realização da Prefeitura de Aiuruoca, administração 2009/2012, que contou com o apoio da SEDESA - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; das polícias Militar, Rodoviária, Federal e Civil; Jornal Correio do Papagaio e Rádio Nova Era FM – Aiuruoca. A promoção foi da Pottencia Estruturas e Eventos.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br