02:44hs
Domigo, 22 de Dezembro de 2024
Aiuruoca - Notícias
30/12/2011 17h30

Aiuruoca Unidade do CRAS em Aiuruoca já é realidade

Unidade do CRAS em Aiuruoca já é realidade

Ao centro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental – SEDESA, Javan Senador e o prefeito Paulo Roberto Senador, juntos à equipe do CRAS

 

Foi inaugurado pela prefeitura do município, no dia 23 de dezembro, o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Aiuruoca, que atenderá as famílias mais necessitadas, através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aiuruoca.


O novo centro conta com uma equipe altamente capacitada, composta por psicóloga, assistente social e demais membros da equipe técnica, que farão com que o CRAS seja, para as famílias da comunidade, uma porta de entrada para a Secretaria de Assistência Social.


O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.


O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.


Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência, que presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local; previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.


Durante a solenidade de inauguração em Aiuruoca, o Papai Noel, um participante muito especial, distribuiu balas doces para as crianças e adultos presentes.
O CRAS está localizado na rua Dico Rosa, 62, no Campo Prático, próximo ao Centro de Saúde.




Descerramento da fita inaugural Prefeito Paulo Senador, secretários e os vereadores Vinícius e Pastor Mário
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br