No dia 5 de junho, alunos de três escolas da região sul de Minas Gerais tiveram uma experiência educativa única ao visitarem o Laticínio Lejane, localizado em Aiuruoca. A Escola Municipal Professora Maria José Ematné e a Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração, ambas em Aiuruoca, e a Escola Municipal Ribeiro Pena, em Serranos, participaram da visita, que foi promovida pelo Comando de Policiamento Especializado de Minas Gerais, por meio do Programa de Educação Ambiental - PROGEA.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as práticas ambientalmente responsáveis adotadas pelo empreendimento. Acompanhados por colaboradores do laticínio, eles puderam entender o funcionamento produtivo e o tratamento dos resíduos gerados, além de conhecerem as diversas etapas do processo industrial.
Um dos pontos altos da visita foi o plantio de mudas de árvores nativas, uma atividade realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, demonstrando o compromisso tanto da instituição educacional quanto da indústria com a preservação ambiental
Para garantir uma melhor compreensão, os alunos foram divididos em grupos, permitindo que cada um explorasse diferentes setores da indústria de laticínios.
Além do aspecto educativo, a visita proporcionou aos alunos momentos de satisfação e aprendizado, culminando com um café oferecido pelo próprio empreendimento.
Essa iniciativa demonstra o papel fundamental da integração entre escolas, instituições de segurança pública e indústrias na promoção da conscientização ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis e engajados com o meio ambiente.