A APAE de Aiuruoca promoveu entre os dias 20 e 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A semana foi realizada em diversas APAES do país levando o tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.”
O tema remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos, que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vem diminuindo as diferenças sociais e o preconceito nestes 59 anos de existência da Apae. O tema sugere a continuidade e ampliação desta característica positiva dos atendidos, colaboradores e dirigentes da instituição.
Em Aiuruoca, no primeiro dia de evento aconteceu uma caminhada onde alunos e funcionários levavam cartazes e faixas pelas ruas da cidade, além de um encontro na Igreja Matriz e um passeio na Praça Monsenhor Nagel.
No dia 21 (quarta-feira) aconteceu a visita dos alunos à Escola Municipal Professora Maria José Ematné, onde os alunos fizeram uma apresentação em Libras para os demais alunos da escola. Na quinta-feira (22) os alunos e funcionários da APAE fizeram um passeio até o povoado de Furnas de Cima, e na sexta-feira (23) conheceram a sede da Sociedade Brasileira de Eubiose, onde fizeram uma apresentação e aprenderam um pouco sobre a Sociedade, através de conversa e filmes.
Na segunda-feira (26) os alunos receberam a visita dos profissionais da beleza, que arrumaram os alunos, fazendo cabelo, unha e maquiagem.
Ainda na sexta foi realizada uma reunião da diretoria com os pais dos alunos da APAE, com participação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Na terça-feira (27) as crianças tiveram uma tarde de lazer na Quadra Mineirinho, com uma gincana esportiva. No último dia (28), os alunos visitaram o Sítio Água Limpa.
Para a diretora Marlene Diniz Campos, da APAE de Aiuruoca, o evento foi marcante, onde os alunos sentiram que são capazes de vencer limites. “Demonstraram que as suas diferenças e talentos os tornarão cada vez melhores, com perspectiva de reconhecer que vieram a este mundo com a missão de serem felizes”.