*Por Sandra Mara
Num belíssimo domingo ensolarado do dia 29 de maio nasceu, no bairro rural da Pedra, a Feira da Terra – Aiuruoca, com a Edição de Outono, reunindo centenas de moradores e visitantes no Curupira – Café da Floresta. O evento se estendeu das 9 às 19 horas, com uma extensa programação cultural recheada de atrações artísticas gratuitas para todas as idades.
Além de incentivar a economia solidária e criativa local, através da comercialização direta de produtos orgânicos e artesanato ecológico, a Feira da Terra tem como propósitos fundamentais a criação de um espaço de encontro e trocas culturais de artes, ensinamentos e saberes tradicionais e contemporâneos; estimular a produção e consumo de alimentos saudáveis; e contribuir para a elevação da consciência ambiental através de palestras, rodas de conversas, exibição de filmes e vídeos socioambientais, oficinas ecopedagógicas de bioconstrução, permacultura, etc. A proposta é de realizarmos quatro edições temáticas no ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
A abertura da programação cultural dessa primeira edição foi feita por Edson Hiroshi, com um grande círculo de pessoas entoando a Oração de São de São Francisco e, em seguida, a Dança pela Paz Universal conduzida por Inês Farias. Na sequência, tivemos uma apresentação musical com Zelitto Alves no Sarau da Terra, a tradicional Companhia de Reis do Vale da Pedra, palestra e viola com Hiroshi, a cantora paulistana Linna Karo, os Andarilheiros Duo Musical, uma série de danças brasileiras conduzidas por Chris Alcântara, a apresentação musical de Gui Mendonça e Cacá, fechando com uma roda de cantos afros, com Lika, Gui Mendonça e Cacá, ao redor da fogueira.
Ao longo do dia também aconteceram, no espaço das crianças, algumas atividades voltadas para o público infantil, como a oficina de mini ikebanas, a contação de História do Curupira, além das brincadeiras livres nas estruturas de bambu construídas por Hiroshi para os pequenos.
Outro destaque na Feira da Terra foi a Tenda da Cura, com os atendimentos terapêuticos a preços populares: Massagens Terapêuticas Relaxantes, Shiatsu, Jogo Maha Lilla, Quick Massage, Terapia Integrativa, Biomassagem, Runas e Mesa Radiônica Orgonites.
Essa inauguração foi um enorme sucesso, superando todas as expectativas, e já estamos começando a pensar na próxima edição, que acontecerá no mês de julho com uma Festa Julina. Esperamos que essa semente germine e se espalhe por todos os bairros rurais de Aiuruoca.
*Sandra Mara Ortegosa é arquiteta e coordenadora da Feira da Terra do Bairro da Pedra, Aiuruoca-MG