Modelo para toda a região, o Hospital Dr. Júlio Sanderson, na cidade de Aiuruoca, está se tornando referência em atendimento e eficiência para muitas outras cidades.
No ano de 2012, José Carlos da Silva, diretor administrativo do Hospital de Aiuruoca, esteve na Santa Casa da Cidade de Guaçuí, no estado do Espirito Santo, onde participou da implantação de um novo modelo de gestão hospitalar na entidade, um sistema de gerenciamento, já utilizado pelo Hospital de Aiuruoca e outras cidades como Ervália, São João Nepomuceno, Ubá, Itamonte, dentre várias outras. Dessa vez a Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetite, na cidade de Caetite, na Bahia, foi quem aderiu ao sistema.
A Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetité (FHSSC), que completou seu cinquentenário este ano, realizou no começo de março o seminário “Desafios para os próximos 50 anos”, que contou com a parceria de uma equipe do Hospital Dr. Júlio Sanderson e teve como objetivo criar alternativas para melhorar o serviço prestado pela Fundação. Participaram da reunião José Carlos (Carlinhos), administrador hospitalar, Dr. Orlando Gomes, cirurgião e oncologista, e Dr. Paulo Ronaldo, anestesista e diretor clínico.
No evento, o diretor do Hospital, Antônio Gomes, ressaltou o momento importante para a Fundação com a proposta de parceria com a equipe de médicos de Aiuruoca, que levou ideias para melhorias do serviço de saúde a ser prestado em Caetité.
José Carlos, administrador do Hospital Dr. Júlio Sanderson de Aiuruoca, apresentou a história e alternativas para o sucesso dos serviços de saúde daquela pequena cidade do Sul de Minas Gerais, que podem dar certo na Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetité. Carlinhos como é conhecido, disse que o sucesso foi alcançado com a harmonia cliente (paciente) – médicos e funcionários – Hospital. Isso chega a um resultado bom para todos.
O Hospital de Aiuruoca usa um sistema de associação que permite desconto no atendimento à saúde inclusive nas clínicas. Os associados contribuem por meio de um carnê. Os pacientes têm um cartão que dá desconto em farmácias, óticas, supermercados, restaurantes e outros segmentos do comércio. Há empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, andadores, entre outros. Os bons apartamentos têm um valor acessível a todos. Em caso de óbito a associação cobre 100% das despesas do associado falecido. Carlinhos disse que com essa forma evitou as disputas de funerárias no momento de dor dos familiares. Há associados em 15 cidades vizinhas. O corpo clínico oferece mais de 40 especialidades médicas. Há bons salários para os funcionários. O atendimento humanizado é o principal pilar do Hospital Dr. Júlio Sanderson. A ferramenta eficaz é a união.
Na microrregião, aproximadamente 120 mil pessoas têm acesso aos serviços do Hospital, onde são disponibilizados exames de alta complexidade, como eletroneuromiografia, ecotransesofágico, estudo do sono, entre diversos outros.