05:44hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Aiuruoca - Notícias
21/06/2013 17h26

Lar Santo Antônio, um exemplo de cidadania

Uma Instituição que ampara os idosos de Aiuruoca.

Através da pastoral Familiar Cristã de Aiuruoca nasceu a Associação Comunitária do Movimento Familiar Cristão, Lar Santo Antônio, uma Instituição que ampara os idosos de Aiuruoca e das cidades vizinhas.

Em uma das reuniões mensais da pastoral, Samuel Tadeu de Frias falou sobre a necessidade de construir em Aiuruoca uma casa onde pudessem abrigar velhinhos desamparados, todo o grupo adotou a ideia que passou a ser pauta de todas as reuniões e a fazer parte do sonho de muitos da comunidade que lutaram incessantemente para que virasse realidade.

Durante 1 ano vários cidadãos de Aiuruoca participaram da conquista de ter na cidade um lar para os idosos fazendo eventos como bingos, forrós, feijoadas, leilões e doações.

Até que em abril de 1989 a Senhora Enoe Maciel de Sene e seu esposo José Otávio Nogueira fizeram a doação de um terreno para a construção do lar. A fama de uma Aiuruoca solidária através de sua comunidade se fez valer e a população abraçou a causa doando trabalho, tijolos, cimentos, dinheiro e boa vontade. No dia 20 de agosto de 1989 deu início efetivamente a construção de um sonho.

Já construído o prédio, era necessário mobiliar, e mais uma vez a população de Aiuruoca esteve pronta para ajudar doando geladeira, vasilhames, colchões, camas entre outros. No dia 09 de fevereiro de 1994 o Lar Santo Antônio recebeu seu  primeiro morador, o sr. Juca Cunha, em pouco tempo o segundo e hoje abriga 43 idosos e vem crescendo com uma diretoria firme e unida.. Infelizmente existe fila de espera, pois, há mais pessoas que precisam desse tipo de amparo que se possa imaginar.

“O sonho, a construção, o caminhar da obra nunca foi tão simples quanto essa história. São tantos os obstáculos  e por incrível que pareça o mais difícil não foi a construção e sim a manutenção de uma obra dessas. È preciso pensar em tudo: Alimentos, roupas, medicamentos, funcionários, água, luz, telefone, cuidados médicos, exames, etc. Não podemos deixar de lembrar a dedicação do Doutor João Rosa que foi firme e fervoroso frequentando fielmente o Lar e dando assistência médica integral para nossos idosos” afirmou José Mauro Amaral, presidente da instituição.

Várias ações são necessárias para manter o Lar funcionando, são por  volta de 120 associados que contribuem mensalmente, o Hospital Dr Júlio Sanderson que sempre os ampara nos momentos de internações e assistência médica, todos os idosos cadastrados e recebendo assistência  da Secretaria Municipal de Saúde e acompanhamentos do PSF, inúmeras doações das população aiuruocana, atualmente unidos também a prefeitura de Serranos e Seritinga para ampliação das dependências da Associação.

Hoje são atendidos 43 idosos de ambos os sexos amparados por 18 funcionários que conta com uma equipe de enfermagem, visitas médicas periódicas, realização de exames periódicos, grupos de oração diários, missa mensal, atividades físicas supervisionadas, festas para melhorar a convivência como natal, páscoa, aniversários, uma tradicional festa que ocorre todo 1º domingo de julho de cada ano, este ano prevista para 07/07/2013 com uma programação especial.

Qualquer pessoa que queira ajudar poderá realizar visitas, doações de gêneros alimentícios, roupas de cama e uso pessoal, medicamentos, camas, colchões, etc. Basta procurar o Lar Santo Antônio à Rua Tonico de Barros, 31, Campo Prático em Aiuruoca. Tel (35)3344-1446. Faça a sua parte!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br