Luci nasceu em 05 de abril de 1957, na cidade de Aiuruoca, era a quarta filha do casal Maria Augusta Lopes Chaves e Ivo Chaves. Luci iniciou sua vida estudantil no Grupo Escolar Conselheiro Fidélis, seguindo para o Colégio João XXIII, em Aiuruoca. Posteriormente, mudou-se para Baependi, onde terminou o magistério no Colégio Santo Inácio no ano de 1977. Foi na cidade de Varginha que Luci cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Faculdade de Varginha, vindo a se formar em dezembro de 1983 e especializando-se em Orientação Educacional.
Em 1978 Luci começou a lecionar na sua cidade natal, na Escola Municipal Aureliano Chaves, no Bairro do Engenho, permaneceu até o ano de 1979, em 1980 exerceu o magistério na Escola Estadual Monsenhor Nagel, em 1983 começou a trabalhar na Escola Estadual Conselheiro Fidélis, como substituta de sua tia Neide Lopes, em 1984, na mesma escola, trabalhou como auxiliar de secretaria.
No dia 27 de fevereiro de 1985, foi empossada como professora na Escola Estadual Conselheiro Fidélis, após sua aprovação em primeiro lugar no concurso para o magistério do referido estabelecimento educacional. No período de 1998 a 2000, exerceu a função de professora adjunta na Escola Municipal Maria José Ematné.
No ano de 2000, após a municipalização do ensino fundamental, 1o ciclo, na cidade de Aiuruoca, voltou para a Escola Estadual Conselheiro Fidélis lecionando a disciplina de Ciências no ensino fundamental de 5a a 8a séries e, posteriormente, trabalhando na equipe pedagógica, até a data de seu falecimento. Luci tinha o dom de lecionar, dedicou a sua vida a educação.
Luci faleceu em 25 de dezembro de 2007 deixando em todos os familiares, amigos e aiuruocanos uma imensa saudade e grandes ensinamentos.
Boa filha, irmã, tia e professora, Luci Chaves dedicou sua vida à família e à educação, procurando transmitir o saber e o conhecimento a todos seus discentes aiuruocanos.
Luci Chaves foi tão querida na cidade de Aiuruoca por familiares, amigos, alunos e toda a população que teve seu nome na Biblioteca Publica da cidade inaugurada no mês de agosto.