Na manhã do dia 28 de abril, a equipe da Polícia Ambiental da Cidade de Aiuruoca, comandada pelo Sgt. Rogério, fez a apreensão de arma de fogo e munições na cidade de Bocaina de Minas.
A equipe, que estava em patrulhamento na divisa entre os municípios Liberdade e Bocaina de Minas, em um bairro mais conhecido como “Soberbo”, percebeu que dois indivíduos transitavam em uma motocicleta de alta cilindrada e de cor preta, no sentido Bocaina de Minas/Liberdade e retornaram de forma suspeita ao avistá-los. Usando do tirocínio policial a equipe visualizou que o passageiro transportava um volume aparentando ser material de pesca (vara de fibra) ou até mesmo uma espingarda, que se encontrava envolvida por um saco preto. Imediatamente os militares se deslocaram em sua direção, a fim de abordar os indivíduos.
Ao aproximarem-se da motocicleta, que se encontrava sem placa de identificação, no bairro do Barreiro, município de Bocaina de Minas, o passageiro arremessou o volume suspeito com o intuito, possivelmente, de acertar a viatura ou até mesmo fazer com que os militares desistissem da abordagem, momento em que estes verificaram se tratar de uma espingarda, seis munições de calibre 38, uma fisga e um embornal. Devido à parada para pegar o material arremessado os militares perderam de vista o veículo e seus ocupantes. Novas diligências foram feitas ao local, porém não foi houve a localização dos suspeitos.