05:23hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Aiuruoca - Notícias
10/04/2014 09h55

Semana Santa: Uma tradição religiosa

Semana Santa tem seu início no Domingo de Ramos e se encerra no Domingo de Páscoa.

Em Aiuruoca, a solene Semana Santa é Patrimônio Cultural Imaterial do município. Esta tradição religiosa do Cristianismo celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, e tem seu início no Domingo de Ramos e o encerramento no Domingo de Páscoa.  Durante os dias da semana acontecerão as Santas Missas, procissões acompanhadas de banda de música, coral, o repicar dos sinos, o som das matracas e confissões demonstrando a fé e a tradição da cidade. 

No dia 13, Domingo de Ramos, acontecerão às solenidades de abertura da Semana Santa. Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em pleno século 21, não podemos admitir qualquer forma de escravidão e desrespeito a pessoa humana.

9:00h Missa das crianças. Nossas crianças felizes sejam sempre agradecidas a Deus.

11:00 h Benção e distribuição de ramos na Igreja do Rosário – Descida de lá, em procissão, até à Matriz, onde haverá a Santa Missa cantada

19:00h Procissão de Ramos, descendo da Igreja do Rosário para a Matriz, onde haverá a Santa Missa. Após a missa, haverá atendimento de confissões, na Matriz

A Segunda-Feira Santa (14) é marcada pela prisão de Jesus Cristo. “Que a prisão de Jesus nos liberte de todas as prisões.”

5:00h Repicar dos sinos e Música do Silêncio, para despertar os fiéis

5h:30m Procissão da Penitência, Santa Missa e confissões durante a missa

19:00h Santa Missa na Matriz, com Sermão da Prisão e, logo em seguida, procissão com a imagem do Senhor preso, da Matriz para a Igreja do Rosário

Na terça-Feira Santa (15), é celebrado o encontro de Jesus com sua mãe, a Virgem Maria, no caminho do Calvário. “Quanta dor é causada, ainda, no mundo, pelas pessoas que sequestram crianças... As mães são heroínas silenciosas, chorando sua dor!”

5:00h Toque do Silêncio – despertar

5h:30m Procissão da Penitência, Santa Missa e confissões durante a missa

19:00h Na Matriz - Santa Missa, para as mulheres, que acompanharão Nossa Senhora das Dores e, no Rosário: Santa Missa para os homens que acompanharão o Senhor do Passos, saindo em procissão, todos para o lugar do encontro, em frente ao Bradesco, onde haverá o Sermão do Encontro. Após o Sermão do Encontro, continuação da Procissão, seguindo para a Matriz. Confissões na Matriz

22:00h Saída da Matriz, com a imagem de Nossa Senhora das Dores para o Rosário. Após está Procissão, visita aos passos, pelo coral e o povo devotado.

Na Quarta-Feira Santa (16), é o dia consagrado aos doentes. “Nossa Senhora das Dores. Amor de Mãe é como amor de Deus, que nunca nos desampara.”

5:00h Toque do silêncio. Despertar!

5h:30m Procissão da Penitência, Santa Missa e confissões durante a missa.

15:00h Santa Missa para os doentes e idosos, com administração da Unção dos Enfermos, para todos que desejarem recebê-la, após  os 60 anos de idade

19:00 Santa Missa na Igreja do Rosário.

Após Missa: Procissão de Nossa Senhora das Dores, do Rosário para a Matriz. Confissões, na Matriz em preparação à comunhão de amanhã, o dia da eucarístia.

Na Quinta-Feira Santa (17), Dia da Eucaristia! Dia do Sacerdócio! Dia do Mandamento do Amor e da Libertação em Cristo!

9:00h Em Campanha – Missa do Santo Crisma, presidida pelo Exmo Sr. Bispo Diocesano e concelebrada por todos os Sacerdotes da Diocese, com a participação de LEIGOS de cada Paróquia da Diocese.

19:00h Celebração Solene da Ceia do Senhor, com a cerimônia do Lava-Pés, Pregação sobre a Eucaristia, o Mandamento do Amor e o Sacerdócio. Inicia-se o solene Tríduo Pascal! Desnudação dos Altares. Adoração ao Santíssimo até à meia noite.

Na Sexta-Feira Santa (18), Jesus morre na Cruz! Libertai-vos, Senhor, de nossas maldades e fraquezas, para que não tenha sido, em vão, para nós, a vossa morte na Cruz. É o dia de jejum e abstinência. Respeito e silêncio pela morte do Senhor.

9:00h Via Sacra, pelas ruas da cidade, sob coordenação do Grupo de Jovens

14:00h Canto e Sermão das SETE PALAVRAS

15:00h Solene Ação Litúrgica, com o Canto da Paixão, Adoração da Cruz e Comunhão dos Fiéis.

20:00h Sermão do Descimento da Cruz, à porta da Matriz e, em seguida: Procissão do Enterro, com muito silêncio, oração e recolhimento.

No Sábado Santo (19), Jesus está morto no sepulcro: Maria Mãe das Dores, nos ensine a conviver com a dor, sem perder a esperança!

9:00h Caminha da Fé, cantando e rezando o terço – da Matriz ao cemitério. Vamos visitar nossos mortos, que esperam pela Ressurreição da Carne. Com ele, também nós, suspiramos pela nossa ressurreição.

20:00h Solene Vigília Pascal com todas as Cerimônias Litúrgicas

No Domingo da Ressurreição, último dia das solenidades da Semana Santa. A maior festa da Igreja! Jesus venceu a morte, está vivo entre nós, e espera por nós, no céu!

5:00h Alegre e Solene Procissão da Eucaristia, com Jesus ressuscitado vivo na Hóstia Consagrada, que passará pelas ruas de nossa cidade, abençoando cada um de nós. A entrada da `Procissão – Missa Solene da Ressurreição e Páscoa! E alegria!

11:00h Santa Missa, especialmente para as pessoas que ainda não participaram dela

14:00h Bênção dos motoristas e seus veículos, a porta da Matriz

19:00h Procissão Final da Semana Santa, com as imagens de Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Alegria, terminando com a Santa Missa, a entrada da mesma, em Ação de Graças pelo êxito de nossa Semana Santa.    

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br