A cidade de Aiuruoca comemorou entre os dias 14 e 18 de agosto os 179 anos de emancipação político-administrativa e seus 307 anos de fundação com muita festa, cultura e, sobre tudo, muita fé.
No dia 14 de agosto é o grande feriado na cidade, quando se homenageia Nossa Senhora da Boa Morte. Nesta ocasião, fiéis e visitantes celebram missas e fazem homenagens à santa, que é velada dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, vestida de noiva e coberta por flores. O vestido de noiva simboliza a crença dos católicos de que a Igreja é a noiva de Jesus e os vestidos são doados pelas noivas da cidade.
Durante três dias a imagem da santa é velada pelos fiéis e os sinos da igreja tocam de hora em hora, para lembrar que a cidade está em luto. De acordo com o padre Gilberto Paganelli, a tradição vai completar 200 anos e leva aos moradores da comunidade muita alegria e esperança.
Na programação da festa, que durou cinco dias, além das celebrações religiosas, o público participou de diversas ações culturais, exposições, shows musicais e atividades físicas, comemorando o aniversário da cidade.