Uma tradição que já se mantém há 80 anos, depois que o então pároco decidiu suspender as comemorações do carnaval no município, por considerá-lo uma festa profana.
Conta à história que o pároco Monsenhor Nagel, considerando a festa não apropriada para os princípios religiosos e morais da época, deu início a um período de orações e reflexões obrigando os religiosos do município a participarem de um Retiro Espiritual na cidade.
Com o cancelamento do carnaval, mais tarde, um grupo de moradores de do município, convenceram o pároco a autorizar a realização de um baile na semana anterior. O boato se espalhou pela região e a cada ano foi aumentando o numero de visitantes que passaram a frequentar o município, festejando o carnaval durante a noite e curtir as cachoeiras durante o dia.
Foi assim que no ano de 1938 foi realizado o primeiro Carnaval Antecipado de Aiuruoca, tradição que se mantém até os dias de hoje e que afortunadamente concedeu ao município, o título de primeira cidade no Brasil a ter um carnaval antecipado.
Aiuruoca coloca à disposição dos milhares de visitantes durante o carnaval, além de uma comemoração cheia de história, uma das mais belas paisagens sul-mineiras, entre serras, campos e cachoeiras inesquecíveis.
Cercada por uma abundante e rica natureza, tendo como cartão postal o Pico do Papagaio, uma elevação que chega a 2.293 metros e que integra a APA - Área de Proteção Ambiental – da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio, a cidade de Aiuruoca atrai anualmente milhares de foliões para o seu tradicional carnaval antecipado.
Já a programação oficial divulgada pela Prefeitura promete ser bem eclética, partindo das tradicionais Marchinhas de Carnaval, passando pelo Maracatu, Axé anos 90 e bandas para animar os foliões.
Confira a programação:
- Quinta-feira - Apresentação de Maracatu e Bloco das Piranhas
- Sexta-feira - Desfile de Bonecões da Mantiqueira, mais desfiles de blocos, Bartucada, banda tradional de Diamantina e a cantora Juliana Campos.
- Sabado- É a vez da apresentação da banda A zorra e Ediana Mascaro.
- Domingo - Matinê e Banda Tamarutaca.