Aconteceu no dia 10 de junho, por iniciativa das secretarias de Turismo e de Cultura da Prefeitura de Alagoa, o II Encontro de Bandas, que contou com a participação das Bandas de Virgínia, Monsenhor Paulo, Santa Rita de Jacutinga, Cambuquira, Lima Duarte e São Lourenço, além da Banda Municipal Juca Quirino, de Alagoa.
Às 11:30h, o grupo de bandas, denominado Bandão, saiu por algumas ruas da cidade e encantou a comunidade. Em seguida, os integrantes puderam apreciar uma deliciosa feijoada, oferecida pelos membros da Banda Municipal Juca Quirino. Às 14:30h teve início a recepção das Bandas na Praça Nhá Chica, local do evento e onde também se comemorava o Cinqüentenário da Festa de Nhá Chica em Alagoa. O Hino Nacional foi executado, simultaneamente, por todas as bandas, momento que emocionou o público.
A anfitriã, Banda Municipal Juca Quirino, com 20 integrantes, sob regência do Maestro José Messias Mauro, foi a primeira a se apresentar, seguida pela Corporação Musical Américo Baldim, de Monsenhor Paulo, sob a regência do Maestro Israel Joaquim de Souza, com 25 componentes. O sr. Alessandro Xavier, Maestro da Banda XII de Maio, de Cambuquira (que completa 85 anos), regendo seus 38 músicos, foi a terceira banda do dia; A Corporação Musical Santa Cecília, de Lima Duarte, sob a regência do Maestro Antônio Dimas, com 11 componentes; A Corporação Musical Cônego Marciano, com 20 componentes, conduzida pelo Maestro Aliatar Marques Conceição; A Sociedade Musical Antônio De Lorenzo, do Maestro Joaquim Ferreira, da cidade de São Lourenço, contando com 27 componentes; e a Corporação Musical Santa Cecília, da cidade de Virgínia, com seus 22 componentes, regida pelo Maestro Lázaro Vítor.
Cada banda recebeu um Certificado de Participação e, como já é de praxe, um troféu. Foi uma tarde de música de alta qualidade e de resgate de uma rica tradição.
O evento contou também com a apresentação de grupos locais de capoeira e com a presença dos professores Preto e Benê, de Itanhandu, além dos professores de Alagoa João Batista e Antônio Dias, o Tonhão.
De uniforme novo, doado pela Prefeitura de Alagoa, através da Secretaria de Cultura, a Banda Municipal Juca Quirino “fez bonito”. Apresentou-se maravilhosamente, muito bem ensaiada e arrancou aplausos de todos. Com o seu recente registro e sua participação no projeto Bandas de Minas, o grupo recebeu sete novos instrumentos.
Apresentação da banda da cidade de São Lourenço |
Apresentação da banda da cidade de Cambuquira |
Apresentação da banda da cidade de Monsenhor Paulo |
Apresentação da banda da cidade de Alagoa |