Detalhe da visita do governador Antônio Anastasia em Alagoa. Ao lado do prefeito Tiãozinho, Anastasia visitou os principais pontos da cidade |
A presença do governo do Estado de Minas Gerais na reconstrução de Alagoa é notória, bem como, imprescindível e essencial para recuperar a normalidade no município, assolado pelas chuvas em 12 de janeiro de 2011.
Logo em seguida, no dia 15 de janeiro, o governador Anastasia veio em Alagoa conferir de perto os estragos das chuvas e declarar oficialmente ao município o apoio do governo Estadual. Em sua companhia estava o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, e o coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. Martins.
Por vários dias uma equipe da Coordenação Estadual de Defesa Civil – CEDEC – permaneceu em Alagoa, inclusive o Ten. Cel. Eduardo Costa Reis, secretário executivo de Defesa Civil. A permanência da equipe em Alagoa, inclusive posto de comando montado em Alagoa, resultou na realização da Avaliação de Danos (AVADAN) e no gerenciamento de ações de resposta ao desastre.
A presidente Dilma atendeu pedido do governador Anastasia e cedeu o Exército Brasileiro para desobstruir a estrada intermunicipal Alagoa x Aiuruoca, enquanto o DER/MG iniciava a desobstrução da rodovia estadual Alagoa x Itamonte.
Muitos chegaram a pensar que demoraria 6 meses para voltar o acesso por Itamonte, mas em 18 dias o maquinário do DER/MG liberou o acesso, o que atraiu uma multidão de alagoenses espantados pela agilidade e rapidez.
O governador Anastasia garantiu 36 milhões de reais para concluir o asfalto deste trecho (Alagoa x Itamonte) através de recursos estaduais do ProAcesso. O DER/MG colocou cascalho nos 17 km não asfaltados e duas equipes de topografia estão colhendo novas informações do trecho.
Na Cidade Administrativa (BH) foi montado um comitê intergestor com a participação e integração da CEDEC, SEDRU, SEMAD, SEAPA, EMATER, RURAL MINAS e DER/MG. Alagoa recebeu o primeiro atendimento desta equipe já no dia 24 de Janeiro.
Resultado desta articulação, a Prefeitura de Alagoa assinou convênio com o DER/MG, que assumiu a execução da recuperação das estradas vicinais de Alagoa. Maquinários do DER/MG e da prefeitura estão trabalhando a todo vapor para deixar as estradas transitáveis e garantir o direito de ir e vir dos cidadãos alagoenses.
A Rural Minas assumiu o desassoreamento do ribeirão Vermelho. Uma equipe de engenheiros já estiveram no município fazendo um estudo, levantamento e planejamento para iniciarem o trabalho. Enquanto isso a Prefeitura de Alagoa está providenciando a licença ambiental para o serviço prosseguir sem problemas. Além disso, a Rural Minas cedeu um trator de esteira para apoiar a desobstrução das estradas.
A Emater e a Seapa são os primeiros patrocinadores oficiais do II Festival do Queijo e do Queijeiro, uma realização da Prefeitura de Alagoa para fomentar a produção do queijo e valorizar os queijeiros. Como as chuvas assolaram muito a zona rural de Alagoa a intenção e desenvolver ações para apoiar, incentivar e motivar os produtores rurais.
E uma das melhores noticias chegou por meio de um ofício do governador Anastasia liberando 2,1milhões de reais, suficientes para o DER/MG construir e recuperar pontes e estradas vicinais.
“Somos agradecidos ao Governador Anastasia e toda sua equipe por tudo que estão fazendo por Alagoa” diz o prefeito Tiãozinho em reunião com o deputado Thiago Ulisses, que visitou o município de Alagoa no dia 20 de fevereiro.
“Sozinhos não conseguiríamos nada. A presença do Governo do Estado de Minas em Alagoa tem feito a diferença” alega o coordenador municipal de Defesa Civil, Osvaldo Filho.
fonte: Osvaldo Filho – Asses. de Imprensa da Prefeitura de Alagoa