Walter Silva nasceu em Andrelândia (Turvo), no dia 26 de março de 1915 e era filho de Octacílio Nogueira da Silva e Libânia dos Reis. Realizou seus estudos primários na terra natal, continuando em Alfenas, MG, onde concluiu o Ensino Médio e Superior, formando-se em Odontologia. Depois de formado, Walter voltou para Andrelândia como Doutor Walter e começou a exercer sua profissão, cativando pacientes fieis.
Na área de educação, Walter Octacílio exerceu a função de inspetor escolar, nomeado em 1956, e foi durante algum tempo professor de Ciências. Casou-se com Leda Rodrigues Silva, com quem teve os filhos Vera Lúcia, Vânia, Valter Otacílio Silva Júnior e Valéria.
Fazendeiro, Walter tinha a fazenda como um lazer, onde passava os sábados com toda a família e um investimento, onde criava gado de leite e terras. Católico praticante, participava de missas e de festas da Igreja da cidade.
A família Octacílio Silva teve uma presença bem acentuada na política andrelandense da segunda metade do século XX, sendo que Walter Octacílio foi quem mais se destacou, tanto como líder partidário quanto na participação direta em cargos eletivos. Foi vereador na legislatura compreendida entre 1967 e 1971, tendo sido eleito Presidente da Câmara nesse período. Foi vice-prefeito durante a segunda gestão do prefeito José Maria Meireles de Carvalho, substituindo-o por noventa dias em 1978, e prefeito municipal de 31 de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1989, não deixando de lado a sua carreira como dentista na cidade de Andrelândia.
Dentre suas obras, as seguintes, consideradas de maior importância para a comunidade: construção do Parque de Exposições Dr. José Ataíde de Oliveira, construção do Prédio das Repartições Públicas e Biblioteca Municipal, na rua Cônego Miguel; construção da Praça Dr. Simplício Dias Nascimento, no Areão; construção da Estação de Tratamento de água, construção da Praça Diogenes Ribeiro Salgado, no Cristo, e instalação do Pronto-Socorro Municipal, ao lado da Escola Estadual Visconde de Arantes.
Dr. Walter faleceu em 11 de junho de 2000, aos 85 anos, em Juiz de Fora, onde estava cuidando de sua saúde. Walter era cardíaco e já tinha tido complicações e passado por cirurgias para colocar ponte de safena e marca-passo.
Em sua homenagem, a antiga Rodovia Israel Pinheiro, rua para o hospital municipal e saída de Andrelândia para São Vicente de Minas, hoje tem o nome de Dr. Walter Octacílio Silva.