14:03hs
Quinta Feira, 21 de Novembro de 2024
Andrelândia - Notícias
10/06/2011 09h48

Campeonato Mineiro de Kung Fu Andrelândia destaca atletas em Campeonato Mineiro

Andrelândia é novamente destaque no Campeonato Mineiro de Kung Fu

ANDRELÂNDIA É NOVAMENTE DESTAQUE NO CAMPEONATO MINEIRO DE KUNG FU


Realizado no dia 22 de maio de 2011, na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Campeonato Mineiro de Kung Fu foi organizado pela Federação de Kung Fu Tseu Chan Tao Lung e realizado pela Liga Mineira de Kung Fu, contando com a participação de cerca de 300 atletas inscritos em diversas modalidades. Mais uma vez as atletas do Instituto Jingtsun, comandadas pelo Sifu Carlos Renato C. Andrade, conquistaram o Campeonato Mineiro de Kung Fu na modalidade Sanshou (Boxe Chinês).
            O Boxe Chinês é conhecido como A QUINTA-ESSÊNCIA DA ARTE MARCIAL CHINESA e engloba tudo o que envolve o CONTATO TOTAL CHINÊS - socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, quedas, projeções e luta de solo.
            Sanshou é uma arte marcial que foi desenvolvida originalmente pelas forças armadas chinesas, com base no estudo intenso de vários métodos tradicionais, combinado com o mais moderno e avançado em medicina esportiva e metodologia de treinamento. Sanshou é praticado como um esporte de combate, o que significa que o treinamento é realizado com equipamentos de segurança, sendo que as competições são realizadas sob regras que restringem determinadas táticas e técnicas destinadas à segurança dos participantes.
            Há três anos, o Instituto Jingtsun participa do Campeonato Mineiro de Kung Fu, contribuindo efetivamente também para a realização do evento, atuando na Arbitragem de Tao Lu (formas) através do seu presidente, Sifu Carlos Renato C. Andrade, um dos árbitros oficiais da Liga Mineira de Kung Fu.
            No Campeonato Mineiro do ano passado, a atleta Angélica de F. N. Vicente, durante o combate, sofreu uma luxação acromioclavicular do lado esquerdo (ruptura do ligamento do ombro) após uma queda e, mesmo machucada, continuou até o final do combate, sagrando-se Campeã. Após passar por cirurgia e sessões de fisioterapia, a atleta retornou aos treinos com mais disposição e espírito inabalável. Apesar da classificação para o Campeonato Brasileiro do ano passado, a atleta não participou do evento por falta de patrocínio, mas, mesmo assim, não se abalou e seguiu em frente.
            Como resultado de sua dedicação e superação, tornou-se este ano Bicampeã Mineira de Boxe Chinês, na Categoria Feminino Adulto até 56kg, após enfrentar a também Bicampeã Mineira e Campeã Brasileira Ana Luiza Nogueira, da Academia Templo Korashi, de Belo Horizonte.
            Segundo nossa bicampeã: “A prática do boxe chinês influenciou muito a minha vida, pois, além de me sentir mais forte e confiante, foi através da convivência no Instituto que adquiri mais disciplina e autocontrole, aprendi sobre competitividade saudável, respeito e a superação de meus próprios limites”.
            Compondo também a equipe do Instituto, estava a atleta Stephanie D. S. Almeida, aluna egressa do Programa ProJovem Adolescente da Prefeitura Municipal de Andrelândia, a qual participou durante 6 meses das oficinas de Muay Thai (Boxe Tailandês) com o Treinador Alexandre Amaro.
            Aluna do Instituto há 6 meses, matriculada nas aulas de Boxe Chinês, apesar do pouco tempo de prática, Stephanie se destacou entre os alunos com uma técnica apurada de quedas e projeções, culminando com a vitória por nocaute técnico sobre sua adversária no Campeonato deste ano, sagrando-se Campeã na Categoria Feminino Juvenil até 56kg, mostrando a força do Boxe Chinês feminino e os frutos de um trabalho sério e pioneiro em nossa região.
            Nas palavras de nossa Campeã Stephanie: “O boxe chinês ajudou a aumentar minha resistência, agilidade e autoconfiança. Sinto-me muito mais disposta, concentrada e segura, além de ser uma maneira de aprender a me defender sozinha. E, mesmo em meio às dificuldades do treinamento, eu agradeço à família do Instituto Jingtsun que me acolheu e acreditou em mim”.
            Este ano, o Campeonato Brasileiro de Kung Fu será realizado no dia 28 de agosto, em Contagem, promovido pela Liga Nacional de Kung Fu e promete ser um dos maiores eventos de artes marciais chinesas do país. A equipe do Instituto Jingtsun foi convocada oficialmente para representar o Estado de Minas Gerais no Campeonato Brasileiro, levando o nome de Andrelândia ao Campeonato Nacional e o espírito guerreiro da equipe do Instituto, para mais uma conquista inédita em nossa região.
            Este ano, as atletas contaram com o apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Andrelândia, através do Excelentíssimo Senhor Prefeito, Samuel Isac Fonseca, da Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Esportes, Doutora Maria do Carmo Altro Almeida, do Vereador Geraldo Adriano Nogueira de Souza, do Supermercado Ibralândia e do Supermercado Nogueira.
            O KUNG FU é uma arte marcial milenar. Sua história está ligada diretamente à História da China. Nos dias de hoje, ela pode ser considerada uma arte marcial direcionada para o bem-estar físico, para a saúde mental, para a correção e manutenção do sistema motor, para a melhoria do sistema respiratório, dentre muitos outros benefícios. Muitas pessoas acham que a prática de uma determinada arte marcial seja sinônimo de violência, o que é um grande engano, pois a realidade nos mostra que, por trás destas ”práticas”, sempre há uma disciplina muita rigorosa, além de um excelente meio de descarregar o ”stress” causado pelo nosso meio de vida moderno.
            O Instituto Jingtsun de Artes Marciais e Cultura Tradicional Chinesa é reconhecido como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 1.719/2010, representante do Núcleo Internacional de Kung Fu e da Brazil Muay Thai Association, sendo filiado à Liga Mineira de Kung Fu, Federação Mineira de Muay Thai e Confederação Brasileira de Kickboxing e Thaiboxing, tendo como seu principal objetivo a promoção da saúde e bem-estar da sociedade, através da verdadeira tradição, cultura e filosofia das Artes Marciais.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br