12:18hs
Sábado, 27 de Julho de 2024
Andrelândia - Notícias
24/04/2014 10h26

Cemig promove a troca de 47 geladeiras de famílias carentes de Andrelândia

Programa Energia Inteligente promoveu na Praça da Igreja Matriz a troca de 47 geladeiras.

A Cemig, através do Programa Energia Inteligente do Projeto Conviver, promoveu no último dia 20 de março de 2014, na Praça da Igreja Matriz de Andrelândia, a troca de 47 geladeiras de famílias carentes do município, sem nenhum custo para as mesmas. Ao todo serão mais de 100 geladeiras para famílias de Andrelândia, beneficiando centenas de pessoas. Segundo Higino Zacarias, coordenador estadual do Programa, haverá uma significativa economia de energia, já que no dia 14 de novembro de 2013 houve também a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes. “Com a economia prevista, estas famílias poderão fazer outros investimentos, fazendo com que mais dinheiro circule no município”, disse.

Substituindo lâmpadas e geladeiras de alto consumo por itens mais eficientes e econômicos, o projeto tem o objetivo de contribuir para a redução do desperdício de energia e ajudar as famílias de baixo poder aquisitivo a adequar o consumo à capacidade de pagamento. Além destes benefícios, leva a conscientização ambiental por meio de informações e palestras sobre o uso eficiente de energia e redução dos impactos ambientais causados pelo mau uso dos recursos naturais. As comunidades contempladas recebem a visita de agentes de relacionamento comunitário para prestar orientações sobre o uso correto de energia elétrica, acesso à tarifa social e isenção de ICMS. Os clientes atendidos também podem negociar débitos e solucionar pendências relacionadas à conta de luz.

Em seu 1º ciclo, o Projeto Conviver Interior atendeu 190 mil famílias, em 92 municípios do estado, e investiu cerca de R$ 39 milhões. Nesta 2ª etapa o programa pretende atender 35 mil famílias em 48 municípios. A meta é investir R$ 12 milhões até junho de 2014.

O contrato de concessão firmado pelas empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica com a Aneel estabelece obrigações e encargos. Uma das obrigações consiste em aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham como objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o chamado Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição.

Por Geraldo Adriano Nogueira de Souza 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br