13:52hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
15/02/2022 15h55

Domingos Vitor o fazedor de violas

Secretaria de Cultura de Andrelândia lança documentário sobre o luthier Domingos Vitor, o filme encontra-se disponível no canal do youtube da secult Andrelândia (link via QR code abaixo) e apresenta a trajetória de vida desse artista tão raro e minucioso. Trata-se de um projeto que busca difundir a força da cultura popular no interior de Minas, por meio das narrativas orais e visuais de brasileiros com sua potência de vida e criação atravessados por experiências como o êxodo rural, o trabalho fabril e a insistência na criação e na cultura popular.

Vitor teve uma infância muito simples no campo, no vilarejo Várzea do Brumado, em Lima Duarte (MG), trabalhando como lavrador. Uma história de vida que também se mistura com a história do Brasil, já que em 1978 foi morar em Juiz de Fora (MG), para trabalhar na indústria têxtil. Trabalhou também no interior do estado de São Paulo, como cortador de cana-de-açúcar em uma Usina. Retornou a Juiz de Fora, fez curso de técnico em eletrônica e atuou no ramo.

Passou por São João del Rei (MG) e no conservatório conheceu um mestre de luthieria, que o inspirou nessa Domingos Vitor o fazedor de violas arte. Ao viver em Andrelândia (MG), deixou de lado o trabalho de técnico em eletrônica e enfim passou a se dedicar exclusivamente à arte de criar e consertar violas caipiras, violões e cavaquinhos, sendo referência na região.

O documentário foi realizado pela equipe da secretaria de Cultura, em parceria com a LLGrafias, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Andrelândia. Esta é a segunda produção do grupo, a primeira foi o documentário “Peixinho da Horta: entre afetos e Alquimias”, o qual foi exibido em vários festivais. O projeto é uma contrapartida da Lei Aldir Blanc estadual, a qual o artista foi contemplado.

Para mais informações sobre o documentário, acesse o instagram @ secultandrelandia e do próprio artista @vitorluthier.com Telefone: 35 3325-2729 / Email: cultura@andrelandia.mg.gov.br

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br