No último dia 31 de agosto, o cine-theatro Glória da cidade de Andrelândia foi palco do espetáculo: A Maquinação do Mundo, que promete ficar na memória dos amantes das artes cênicas. A companhia Flapus de Teatro, formada por um grupo de amigos unidos por uma paixão inabalável pela arte, apresentou sua primeira peça que cativou o público com um roteiro profundo e tocante.
A companhia nasceu de um simples chamado entre amigos que vivem na cidade ou escolheram ela para viver. Ao se reunirem, Lílis, Daniel, Josi, Pedro, Malu, Andrei, Vitória, Kátia, Percival, Maria e Kaik descobriram no desejo coletivo a força para criar. No primeiro encontro a ideia do roteiro já estava praticamente criada: uma trama que se desenrola em uma sala de estar de uma casa típica do interior de Minas. O cenário composto por objetos de família e quinquilharias de que nada servem, dão forma aos poemas de Manoel de Barros, Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade. Os poetas de lados diversos do Brasil se unem na voz dos atores e discutem a essência das relações humanas.
O espetáculo que trouxe a tona a vida de sete amigos que se reencontram após anos, retrata a luta contra a passagem do tempo e a busca por símbolos nas lembranças de sua juventude. A peça recheada de músicas nacionais conduziu a plateia por uma viagem nostálgica, em que cada verso recitado trazia as vivências e os sentimentos compartilhados por todos os presentes.
A interação dos atores e a forma como se entregaram ao palco emocionaram o público que aplaudiu de pé ao final da apresentação.
“Senti que todos nós temos histórias e memórias que nos conectam. Esse espetáculo trouxe a tona sentimentos que estavam adormecidos em mim”, declarou um espectador.
A Companhia Flapus promete continuar sua jornada no mundo do teatro. A próxima apresentação já tem data, local e hora: será dia 23 de novembro desse ano, às 20h no Cine-Theatro Glória. O desejo de criar e compartilhar histórias é o que mantém a chama acesa entre esses artistas que se tornaram uma verdadeira família.
Quem quiser bater um papo ou saber o que essa trupe anda fazendo é só seguir eles no instagram: @teatro.flapus.
Com essa apresentação, Andrelândia foi agraciada com a magia do teatro. A expectativa agora é para as próximas produções da Flapus.