18:05hs
Domigo, 21 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
20/10/2021 19h14

Fundação Guairá, Colégio Guairá e Pousada dos Querubins

mais de 30 anos presente em Andrelândia e região

A Fundação Guairá vem há mais de três décadas atuando em projetos sócio ambientais em Andrelândia e região, buscando a preservação da vida em todos os sentidos. A começar pelo  nome “Guairá” que vem do tupi-guarani e significa “terra sem males”, a Fundação se esforça pelo seu propósito e se multiplica em diversos projetos.

Diante deste árduo desafio de preservar em todos os sentidos a vida no planeta, hoje tão mal tratado, as atuações da Fundação na defesa do meio ambiente têm chamado atenção dos ambientalistas. O Projeto Ave Guairá, que encabeça esta lista de atuações,   busca  sensibilizar as pessoas para a importância de reconectar suas relações com o meio ambiente. Para atingir esse objetivo, encontramos nas aves que habitam a região de Andrelândia o principal instrumento para despertar o encantamento, o interesse e o cuidado com a natureza.

Desde 2017, a Fundação apoia o levantamento faunístico da região que contorna a Fazenda Vista Alegre, de sua propriedade, e da Pousada dos Querubins que vincula o Ave-Guairá à promoção de ações de turismo responsável, como o turismo de observação de aves. “Acreditamos que as aves sejam ótimas bandeiras para sensibilizarmos as pessoas de que somos todos natureza.” Destaca Ana Lucia Machado Sabino, atual Presidente da Fundação.

 

E na Pousada, cada detalhe é especial, desde o conforto dos quartos à beleza do extenso jardim, passando por cachoeiras, trilhas, e uma gastronomia elaborada dentro dos padrões de excelência e valorizando a riqueza da culinária mineira. Com ênfase na proposta de valorizar o turismo regenerativo a experiência do turista que vem conhecer Andrelândia se torna inesquecível.

Certa de que a educação é  um dos mais importantes pilares para um mundo melhor, a Fundação também  é mantenedora do Centro Educacional Fundação Guairá, uma escola sem fins lucrativos que tem por princípios o desenvolvimento educacional de alta qualidade e uma educação transformadora, comprometida com os direitos de cidadania. “Democratizar o ensino de qualidade e aproximar realidades distintas é o maior desafio de uma educação transformadora. Somos comprometidos com os direitos de cidadania”, acrescenta Ana.

 

 E não para por ai, a sede da Fundação Guairá está localizada no sobrado Barão do Cabo Verde, uma construção localizada no centro da cidade, que data de 1835, tombada pelo Patrimônio Histórico. Recém restaurado, o Casarão, como todos chamam o sobrado, é também sede de diversas atividades culturais e educativas.

Ainda em destaque, em 2021 o projeto de construção de um polo auto sustentável fundamentado em valores como a justiça, a verdade e a fraternidade começa a se tornar realidade  com a contratação de um grupo de pessoas imbuídas do propósito de tornar real o sonho que norteia todas a ações da Fundação Guairá, o caminho para a ‘Terra sem Males”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br