Casarão, sede da Fundação Guairá
Desde que o casal Berenice e Gumercindo chegou à Andrelândia para estabelecer a Fundação Guairá, não foram poucos os projetos desenvolvidos para articular e fomentar ações para incentivar o protagonismo comunitário, em busca da construção da cidade que todos queremos e necessitamos.
Oficina de Cerâmica
A compra da Fazenda Vista Alegre e a construção da então Pousada dos Querubins, hoje Reserva Querubins, foram os primeiros passos da trajetória da Fundação Guairá. Na fazenda foram desenvolvidos inúmeros projetos rurais incentivando o plantio com agricultores meeiros das propriedades do entorno da fazenda com intuito de formar um polo comunitário na Vila Guairá. A pousada, construída também na fazenda, é uma excelente opção de hospedagem com conforto e elegância, que oferece ao turista que vem à Andrelândia a possibilidade de uma experiência diferenciada.
Artesãos nas oficinas de Cerâmica
A Fundação assumiu o Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento com o intuito de dar continuidade às atividades da escola que já vinha há mais de cem anos formando jovens da cidade. Hoje, o Centro Educacional Fundação Guairá é referência na região por oferecer um sistema educacional moderno, visando à qualidade de ensino e beneficiando constantemente a comunidade andrelandense.
Arte café-brechó
O Casarão
A compra do Sobrado Barão de Cabo Verde foi um marco na jornada da Fundação Guairá, pois fortaleceu o seu compromisso com a salvaguarda do patrimônio histórico de Andrelândia. Localizado no coração da cidade, o Casarão, como é carinhosamente chamado por todos, tornou-se a sede da Fundação e um local destinado às mais diversas atividades artístico culturais por onde, desde a sua primeira restauração em 2005 já passaram inúmeros artistas e entidades para desenvolver diversos projetos culturais como recitais, apresentações, lançamentos de livros, exposições de arte e ações educativas.
Pousada dos Querubins
Durante a pandemia da Covid-19, em 2019 o Casarão foi fechado e oportunamente iniciadas as obras da segunda restauração. Em meados de 2020, com o retorno lento das atividades a Fundação recomeçou, acreditando em uma oficina de cerâmica. Com dois grupos formados inicialmente, um em especial foi direcionado à formar ceramistas para que pudessem fazer da arte sua fonte de renda. “Foi um resgate da arte dos antepassados locais, alunos que se propuseram aprender, usaram e abusaram de seu talento. Hoje já dão aulas de cerâmica e produzem peças que estão à venda!” pontua Ana Lucia Machado Sabino, vice-presidente e gestora da Fundação.
Centro Educacional Fundação Guairá
A fundação investiu em equipamentos como um forno para queima das peças e com o apoio do SICOOB adquiriu dois tornos que trazem mais qualidade às peças que são vendidas no Arte café-brechó montado na garagem do casarão que além de quitutes e um autêntico cafezinho mineiro, com a venda de roupas usadas, fomenta a economia circular, colaborando por uma Andrelândia mais sustentável.
Diante de tudo isso, hoje a Fundação Guairá se orgulha de fazer parte de Andrelândia como um agente de transformação social que colabora com o desenvolvimento sempre Estimulando a parceria, o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais.