18:07hs
Quarta Feira, 29 de Maio de 2024
Andrelândia - Notícias
28/01/2016 17h19

Oitocentos visitantes conheceram o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio em 2015

Turistas da Inglaterra, Colômbia, França e Espanha estão entre os visitantes.

O Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio possui sinalização indicativa de padrão internacional

Estatística positiva - Desde 1999, quando começou a ser realizado o controle de visitantes no Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, o ano de 2015 foi o campeão em número de turistas interessados em conhecerem os atrativos do Parque, comprovando que o arqueoturismo pode ser uma alternativa econômica importante para Andrelândia, além de um instrumento de valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Ao todo, assinaram o livro de presença  771 pessoas. Turistas estrangeiros, provenientes da Inglaterra, Colômbia, França e Espanha estão entre os visitantes, o que evidencia o potencial internacional do atrativo.

Oriundos de Andrelândia, o maior número de visitantes compreende alunos da Escola Estadual Visconde de Arantes, que foi integrada a um programa de educação patrimonial liderado pelo professor Giovanni Andrade Alves.

Há, ainda, o registro de turistas de Angra dos Reis, Arantina, Belo Horizonte, Bom Jardim de Minas, Campinas, Congonhal,  Conceição do Rio Verde, Conselheiro Lafaiete,  Cruzília, Curitiba, Goiânia, Itapetininga, Jacareí, Jaguarão,  Juiz de Fora, Lima Duarte, Nova Iguaçu, Ouro Preto,  Paraty, Piedade do Rio Grande, Pouso Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Santa Luzia, Santana do Garambéu, São João del-Rei, São José dos Campos, São Paulo, Suzano, Teresópolis, Tiradentes, Varginha e  Volta Redonda.

Atrativos –  O maior  atrativo do Parque Arqueológico é o painel rochoso recoberto por 650 pinturas rupestres feitas nas cores amarela, branca e vermelha, que datam quase 3.500 anos. São os mais antigos da presença humana no Sul de Minas e guardam características peculiares, como a predominância de símbolos geométricos e a grande presença de representações de lagartos.

Outra atração que chama muito a atenção dos turistas é a canoa pré-histórica que foi encontrada no Rio Grande em outubro de 2014 e está exposta no Parque Arqueológico. Esculpida em um único tronco de madeira, a embarcação tem 9,1 m de comprimento e data de 1610. Foi construída por indígenas que habitavam a região antes da chegada dos primeiros bandeirantes. Uma das mais antigas pirogas do país.

Há, ainda, grutas, trilhas na mata, nascentes, paredões rochosos e muitos mirantes  que são procurados por quem gosta do contato com a natureza preservada.

Para agendar sua visita ligue para 35-98422- 9623 e fale com Evaristo.

 

Fonte: Núcleo de Pesquisas Arqueológicos (NPA)

www.npa.org.br

A travessia da Gruta dos Novatos é um dos
momentos de maior emoção para os visitantes
Pinturas rupestres de mais de 3.500 anos são a
principal atração do Parque
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br