02:07hs
Sexta Feira, 04 de Abril de 2025
Andrelândia - Notícias
30/10/2014 08h48

Personagens que fazem parte da nossa história - Dr. Antônio Márcio

Dr. Antônio Márcio, grande personagem que marcou época na cidade de Andrelândia.

Odilon de Mattos Filho

Mais uma vez este modesto articulista tem a gratificante, mas delicada oportunidade de escrever sobre a vida de mais um ilustre andrelandense. Dessa feita, vamos apresentar ao povo de Andrelândia e região um pouco da história de vida desse grande homem e inesquecível médico que foi Dr. Antônio Márcio da Silva Salgado.

Dr. Antônio Márcio nasceu em Andrelândia no dia 09 de maio de 1954, é o segundo dos seis filhos de Alfredo Rezende Salgado e Maria Aparecida Silva Salgado.

O nosso homenageado casou-se no dia 03 de outubro de 1981, com Nair de Azevedo Rezende Salgado, com quem teve três filhos: o primogênito, Rafael de Azevedo Rezende Salgado, Procurador do Trabalho, Ludmila de Azevedo Rezende Salgado, Bioquímica e Funcionária Pública Federal e o caçula, Caio de Azevedo Rezende Salgado que segue os passos do pai e hoje é Médico.

Antônio Márcio formou-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1979. Logo depois de formado trabalhou na “Cotrel Hospital de Urgência” e atendia em clínicas de ortopedia na cidade de Juiz de Fora. Mais tarde se especializou em pediatria e mudou-se para Andrelândia, onde trabalhou como plantonista na Santa Casa de Misericórdia, Postos de Saúde e em seu consultório particular.

No seu trabalho como médico Antônio Márcio se destacou pela competência, ética e, sobretudo, pelo espírito humanitário. Sua capacidade profissional pode ser auferida pelo número de pacientes particulares, chegando a mais de três mil fichas individuais. No campo da ética sua conduta foi inquestionável e exemplar, e com relação ao seu espírito humanitário o que mais marcou foi a sua absoluta discrição nas ações e atitudes em favor dos mais necessitados.

Por vários anos o Dr. Antônio Márcio trabalhou como médico voluntário no Projeto “Obra do Berço” idealizado e desenvolvido pela APAMIA. Nessa entidade o referido Pediatra atendeu centenas de crianças carentes e acompanhou outras centenas de parturientes que davam a luz na Santa Casa de Andrelândia, e tudo isso, sem qualquer contrapartida financeira.

Aliás, sobre esse lado generoso do Dr. Antônio Márcio, Valéria Cristina de Paula Nogueira, é testemunha ocular, pois, trabalhou com ele durante 12 anos como secretária, e em conversa nos narrou, de maneira emocionada, que por várias vezes, Antônio Márcio atendia pacientes carentes em seu consultório sem cobrá-los, inclusive, quando necessário, comprava os medicamentos para esses pacientes. Valéria disse, também, que era impressionante a confiança e a segurança que ele transmitia às famílias das crianças, afirmando que por várias vezes, assistiu os pais extremamente nervosos antes da consulta, e após, saiam sorridentes e relaxados do consultório, o que confirma à atenção do pediatra.

E apenas para exemplificar, vamos citar um dentre centenas de casos que comprovam a competência e a generosidade do Dr. Antônio Márcio. O caso foi narrado pela Sra. Ana Maria Teixeira Claudino, que deixou claro que esse testemunho “é uma maneira de agradecer, publicamente, a atenção e a bondade do Dr. Antônio Márcio”.

Segundo Dona Ana, quando o seu filho Guilherme nasceu na Santa Casa de Andrelândia, logo após o parto o Dr. Antônio Márcio fez os exames de praxe e detectou que o recém-nascido tinha “Displasia do Desenvolvimento do Quadril”. Porém, quando obteve alta, o médico que fez a cesariana (solicitou que não revelasse o nome), levou, por engano, os documentos do casal. Preocupado com a situação da criança, o Dr. Antônio Márcio começou, pessoalmente, uma peregrinação pela cidade para descobrir onde residia a Dona Ana Maria. Após dois dias de procura a encontrou e informou do problema do seu filho, dizendo que o mesmo necessitaria, para o seu tratamento, utilizar um aparelho denominado “suspensório de Pavlik”, porém, era muito caro, mas o Dr. Antônio Márcio conseguiu tal aparelho e acompanhou, durante nove meses, a evolução do Guilherme, e tudo sem cobrar honorários. Hoje, Guilherme é um jovem feliz e muito saudável.

Outro depoimento emblemático sobre a vida do Dr. Antônio Márcio vem do Técnico em Radiologia, Paulo Roberto da Silva. Segundo, o “Paulinho Enfermeiro”, como é conhecido, o Dr. Antônio Márcio, “além de sua competência profissional foi, também, uma grande e importante liderança na Santa Casa de Andrelândia onde foi Provedor e muito respeitado pelo corpo clínico e pelos funcionários da entidade, que o admirava pela sua conduta ética, lealdade, generosidade e capacidade”. Paulinho destaca, também, que o Dr. Antônio Márcio foi muito importante para o aprendizado de sua vida profissional, assinalando, ainda, os laços de amizade entre os dois, tanto, que o Dr. Antônio Márcio foi seu padrinho de casamento.

Mas o reconhecimento do trabalho desse grande médico não fica apenas em depoimentos pessoais, ele foi merecedor de inúmeras homenagens, dentre elas destacamos a aprovação, por unanimidade dos Vereadores, dos Projetos de Lei que deram o nome de Dr. Antônio Márcio da Silva Salgado à Unidade Básica de Saúde – PSF I (Lei Municipal 1.143/98) e ao Ginásio Poliesportivo (Lei Municipal nº 1.228/2000).
Por fim, não podemos nos esquecer de que Antônio Márcio, como a maioria dos brasileiros, foi também, um apaixonado pelo futebol, em especial, pelo “Botafogo de Futebol e Regata”. Mas a sua paixão não ficou apenas como torcedor, Antônio Márcio, mais conhecido no meio futebolístico, como “Cigarrão”, disputou as Ligas de Andrelândia e Caxambu pelas históricas agremiações da “Associação Atlética de Andrelândia” e “Areão Futebol Clube”, em ambos atuava na posição de centroavante, tendo como características principais a velocidade e a explosão, aliás, foram essas características que o levou a vencer duast olimpíadas estudantis na modalidade 100 metros rasos.

O Dr. Antônio Márcio da Silva Salgado, faleceu aos 41 anos de idade, no dia 1º de dezembro de 1995, vítima de um aneurisma.

O legado de seu trabalho e a importância da sua vida profissional pode ser facilmente comprovado pelas inúmeras manifestações de regozijo que até hoje presenciamos, e pela comoção que tomou conta da população de Andrelândia e região durante o seu sepultamento que foi marcado por um cortejo jamais visto na cidade.

É por essa curta, mas marcante vida dedicada à medicina, que este jornal homenageia o grande e saudoso, Dr. Antônio Márcio da Silva Salgado que, certamente, já tem o seu nome gravado na história de Andrelândia como um exemplo de médico que cultuou a amizade, o respeito, o profissionalismo e acima de tudo a generosidade. E para encerrar essa homenagem valhamo-nos do pensamento do Psiquiatra Suíço, Carl Gustav Jung, que disse: “Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.” Essa é a resumida biografia da vida do Dr. Antônio Márcio, mais um “Personagem que faz parte da nossa história”!

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br