17:25hs
Quarta Feira, 29 de Maio de 2024
Andrelândia - Notícias
29/05/2014 08h27

Personagens que fazem parte da nossa história - Dr. José Gustavo Alves

Dr. José Gustavo Alves grande homem, que marcou época na cidade de Andrelândia.

Por Luiz Carlos Alves

 

Dr. José Gustavo Alves, nasceu na cidade de Andrelândia/MG (Turvo), no dia 29 de setembro de 1887. Filho de Gustavo Ernesto Alves e de Ilidia Silva Alves, iniciou seus estudos em Belo Horizonte vindo, posteriormente, a residir na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou seu curso de Medicina nos idos de 1908, vindo a se formar na Escola Nacional de Medicina (UFRJ) em 1914. Foi o primeiro andrelandense, juntamente com o seu conterrâneo, e colega de turma, Dr. Álvaro de Azevedo, a forma-se em Medicina. Teve em sua turma de Medicina o Dr. Washington Ferreira Pires, que viria a ser, anos depois, ministro de Educação e Saúde Pública no governo de Getúlio Vargas.

Dr. José Gustavo Alves casou-se com Bernadete de Lourdes Salgado Alves em 24 de abril de 1915, com quem teve quatro filhos, quais sejam: José Gustavo Alves Filho, Maria Aparecida Salgado Alves Meireles, Isa Alves de Carvalho e Ilídia Alves Nunes.

Sua esposa, Bernadete de Lourdes, veio a falecer nova, vítima do câncer, deixando órfãos seus quatro filhos. Assim, Dr. José Gustavo, casou-se novamente com Iradice Salgado Alves, irmã de sua ex-esposa, com quem não teve filhos, mas tendo esta papel importante na criação dos filhos de José Gustavo Alves.

Começou a sua vida como médico na cidade de São Vicente de Minas, em 1915, vindo em definitivo para a cidade de Andrelândia em 1916 quando, ao lado de Dr. Diniz Rangel, Dr. Altino de Azevedo, Dr. Freitas Carvalho e do cirurgião dentista, Dr. José de Andrade Godinho, formava a equipe que trabalhava na Santa Casa de Misericórdia de Andrelândia. Na década de 30, empreenderam uma grande reforma na Santa Casa, onde adquiriram novos aparelhos, transformando em um dos hospitais mais modernos da região.

Ao longo de 50 anos de profissão, exerceu a Medicina com zelo e abnegação, sendo que jamais cobrou pelos seus atendimentos médicos, recebendo em troca o carinho de seus doentes.

Na política, Dr. José Gustavo Alves, assumiu a prefeitura municipal de Andrelândia entre 1930 a 1945, no período da Ditadura do Presidente Getúlio Vargas. Como prefeito, abriu novas ruas, estradas, restaurou a Praça Visconde de Arantes. Construiu o Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, e em 1937, quando Andrelândia estava carente de educação, trouxe para a cidade a Congregação das Irmãs Sacramentinas, exímias educadoras, que muito ajudou Andrelândia e região, formando gerações de professoras por mais de 60 anos.

Em 1940, construiu o Estádio Municipal, que hoje tem o seu nome.

Já em 1942, construiu o prédio atual da Prefeitura e Câmara Municipal.

Dr. José Gustavo Alves foi um homem, já naquela época, voltado às coisas básicas como saúde, educação e esporte, ainda tão carentes nos dias atuais.

Em 1964, doou ao Município o terreno onde está a bela estátua do Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Além de médico e político, Dr. José Gustavo Alves foi também empresário, na qualidade de sócio do Laticínio Salgado Alves, laticínio este, que empregou mais de cem pessoas, por mais de meio século. Eram dezessete fábricas na zona rural, quatro fábricas nas cidades de Andrelândia, Carvalhos, Carmópolis e Pedra Negra, no distrito de Lavras; e mais duas fábricas fora do Estado de Minas, sendo em Quatis e São Joaquim, ambas no Estado do Rio de Janeiro, totalizando vinte e três fábricas.

O Laticínio Salgado Alves elevou o nome de Andrelândia por todo o Estado de Minas Gerais e do Brasil com a distribuição de seus produtos.

Tinha como hobby jogar xadrez com os amigos.

Faleceu em Andrelândia, em 12 de julho de 1977, quando iria completar 90 anos, deixando esposa e quatro filhos do primeiro casamento.

Em abril de 2005, seu nome foi dado ao Hospital Municipal de Andrelândia pelo ex-prefeito Francisco Carlos Rivelli.

Neste ano de 2014 comemora-se o centenário de formatura em Medicina de Dr. José Gustavo Alves, homem este que muito contribuiu para o progresso de nossa querida Andrelândia.     

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br