12:19hs
Sábado, 27 de Julho de 2024
Andrelândia - Notícias
31/07/2014 18h30

Personagens que fazem parte da nossa história - Jorge Salomão

Jorge Salomão foi um homem caridoso, dotado de elevado espírito altruísta, abrindo, inclusive, as portas de sua casa aos mais necessitados.


Jorge Salomão, o quinto filho do casal José Salomão e Maria Salomão, libaneses vindos da região de Ras-Baalbeck, nasceu em Andrelândia, no dia 17/03/1929 e faleceu em 25/07/2003, tendo como irmãos: Orcília, Féres, Suria, Elias e Salomão. Casou-se com Maria Neuman Salomão, no dia 20/05/1953, deixando oito filhos: Lúcia, Carlos, Edson, Edna, Tânia, Vera, Gérson e Gilson.

Jorge era um homem dinâmico, trabalhador. Ele sempre voltou sua atenção para além de seu tempo e, mesmo tendo nascido e criado em uma pequena cidade de interior, seu espírito aventureiro e progressista extrapolava os limites de Andrelândia em sua época, pois tinha uma visão bem ampla do mundo e suas transformações, bem como pleno conhecimento e domínio de suas aptidões e possibilidades.

Embora não tivesse cursado até o ensino médio, sua inteligência e força de vontade permitiram-lhe um acentuado sucesso na vida profissional. No final dos anos cinquenta e início de sessenta, ele inaugurou e manteve uma linha regular de ônibus de Andrelândia a Belo Horizonte, passando por Barbacena, além de empreender várias viagens, transportando romeiros e turistas especialmente a Aparecida do Norte e à recém-construída Capital do Brasil. No entanto, a precariedade das estradas e a falta de pavimentação entre Andrelândia e Barbacena desgastavam muito o seu novíssimo Mercedes monobloco. Esse fato fez com que, em alguns anos, ele se sentisse obrigado a interromper a empreitada. Decidiu, então, dedicar-se a uma atividade mais cômoda e segura. Juntamente com seu pai, fundou a firma Vera Cruz de torrefação e moagem de café. Mais tarde, continuou sozinho com a empresa, já com o nome de Café Andrelândia, servindo a dezenas de cidades da região por, mais ou menos, três décadas. Encerrando suas atividades nesse ramo, em consequência das dificuldades decorrentes da crise nacional do café, Jorge decidiu abrir uma casa comercial, especializada na venda e conserto de material elétrico, cuja atividade exerceu até o ano de 2003.

Jorge Salomão foi um homem caridoso, dotado de elevado espírito altruísta, abrindo, inclusive, as portas de sua casa aos mais necessitados, acolhendo-os na medida do possível e tentando encaminhá-los na vida. Movido por esse espírito, ele não media esforços quando o assunto era socorrer alguém ou ajudar a comunidade. Na década de cinquenta, ele e alguns amigos angariaram uma quantia suficiente para ir a São Paulo e adquirir alguns instrumentos musicais, destinados a comporem uma banda de música para tocar durante a Semana Santa. Assim nasceu a hoje tão famosa e conhecida Corporação Musical São Pio X. Nos anos sessenta, graças aos seus esforços, foi instalada a Torre de Televisão de Andrelândia, um repetidor de sinais, que funciona até hoje, cuja manutenção ficou sob sua responsabilidade por muitos e muitos anos. Da mesma forma, ele cuidava do som da igreja matriz no tempo em que não havia nem emissora de rádio em Andrelândia. Ainda no final dos anos sessenta e seguintes, ele foi um dos mais dinâmicos incentivadores dos Cursilhos de Cristandade em Andrelândia, participando ativamente na seleção dos candidatos, no transporte deles até São João del Rei e Itumirim, inclusive, tomando parte na equipe de promoção desse movimento renovador da Igreja Católica. Nessa época, também, Jorge trouxe a Andrelândia um conferencista, que, através de um encontro, deu início ao belo trabalho da Associação dos Alcoólicos Anônimos. Participando ativamente dos movimentos da igreja, ele foi, também, ministro extraordinário da comunhão eucarística por muitos anos.

Vale lembrar ainda que Jorge Salomão, cidadão atuante na comunidade andrelandense, participou efetivamente de sua vida social, tendo sido, por exemplo, diretor do Clube de Andrelândia, do Campestre Clube de Andrelândia e da Companhia Telefônica Anvimin S/A, sediada em Andrelândia.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br