17:29hs
Quarta Feira, 29 de Maio de 2024
Andrelândia - Notícias
26/12/2013 09h33

Personagens que fazem parte da Nossa História - Dr. Edson de Resende Meireles Filho

Dr. Edson , um amante da medicina que ficará marcado na cidade de Andrelândia.

Nos dias  atuais, em que se observa que as carreiras profissionais, muitas vezes são escolhidas visando apenas o sucesso e o lucro, a medicina, tão nobre profissão , nos chama a atenção quando escolhida por vocação.

Edson de Rezende Meireles Filho foi dessas pessoas que honraram a Medicina como uma profissão de fé, motivo de orgulho da comunidade andrelanense e, certamente, de seus três filhos médicos.

Nasceu Edson Meireles em Andrelândia/MG, no dia 19 de janeiro de 1951, filho do também médico Dr Edson de Rezende Meireles e de Dona Maria da Glória Vieira. A infância, passou entre a casa da família, o antigo sobrado do Barão do Rio Verde, no centro da cidade, e a Fazenda, dois locais de extrema significância em sua vida.

As primeiras letras, o menino Edson iniciou na Escola Boa Ventura, dos freis Franciscanos e, aos 17 anos mudou-se para Juiz de Fora, onde terminou o Ensino Fundamental. A faculdade de Medicina cursou em Barbacena e a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, e também cirurgia geral, concluiu em Volta Redonda/RJ.

Já formado, volta a residir em Andrelândia e casa-se, em 1979 com a vizinha e amiga de infância, Heloísa Helena de Carvalho. O  “namoro” começara no bailinho de formatura do primário, quando dançaram a valsa. Lembranças que a esposa Heloísa traz no coração. Tiveram três filhos: Érika, Edson e Eveline, todos formados em medicina, como o avô, e o pai, embora este último nunca tivesse  sugerido, tampouco exigido que os filhos seguissem a carreira médica.

Os filhos guardam na memória a lembrança do pai amoroso, presente, que vivia para a família e para o trabalho; um homem alegre, tranquilo. O pai que será eternamente um ídolo, exemplo de vida, motivo de orgulho e referência. A alegria, essa permanecerá como semente de sua existência!

Dr Edson, como todo bom mineiro, gostava de política, das confidências ao pé do ouvido, das conversas nos bares de Andrelândia. Tinha por hobby os carros antigos e os velhos, dizia “que os atuais não eram bons como os antigos”, mas o que amava sobretudo, era ficar em sua fazenda sempre que possível. Lá criava gado holandês, premiado em torneios leiteiros, e apreciava o banho de piscina e sauna. Convidava  os amigos da cidade e também os funcionários da fazenda para as confraternizações, ao som das modas de viola.

HUMANIDADE E DEVOÇÃO

Homem muito católico, era devoto de Nhá Chica, Nossa Senhora Aparecida e Bom Jesus do Livramento. Filho amoroso, falava todos os dias de seu pai; a quem tinha amor devotado. Como médico, foi um humanitário, atendendo fora do horário, em casa, e sem distinção àqueles que não podiam pagar. Era o médico do povo, por assim dizer.

Homem humilde e alegre, estampava um sorriso contagiante; tinha amor pelo que fazia. Atuou como médico além de Andrelândia, nas cidades de São Vicente de Minas, Arantina, Bom Jardim de Minas, Liberdade, Baependi, Caxambu, Cruzília, Minduri, São João Del Rei e Oliveira.

Recebeu como mérito a Comenda Visconde de Arantes e o título de cidadão honorário das cidades de Bom Jardim de Minas, Liberdade e Arantina.

Quando do falecimento de sua sogra, Dr Edson fez um comentário, dizendo que em seu funeral, gostaria que fossem tocadas músicas de sua predileção:  “India, Seu amor é tudo e Falando às paredes”.

Faleceu Dr Edson, em 09 de dezembro de 2013 , em trágico acidente de carro, quando ia para o plantão na cidade de  Minduri, na rodovia Andrelândia/São Vicente, em frente à sua fazenda, local que tanto amava!  No seu carro foram encontrados dois livros: “Casarão”, de autoria de seu sobrinho, e “Vinte Passos para Paz interior”, do padre Reginaldo Manzotti. O pedido sobre as músicas foi atendido, com muita emoção pela família.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br