18:18hs
Domigo, 21 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
18/11/2022 14h08

Virada Cultural de Andrelândia

A primeira Virada Cultural das Montanhas Mágicas da Mantiqueira apresentou cerca de 40 atrações e mais de 50 horas de atividades

A 1ª Virada Cultural Montanhas Mágicas da Mantiqueira – etapa Andrelândia – que aconteceu entre os dias 04 e 06 de novembro foi um sucesso. O evento atraiu centenas de pessoas de todas as idades para a Praça Visconde de Arantes, onde aconteceram as atrações.
Com uma programação extensa e totalmente gratuita, a Virada Cultural de Andrelândia envolveu diretamente cerca de 850 pessoas, como: artistas, artesãos, estudantes, atletas, entre outros. Foram mais de 50 horas de eventos culturais e esportivos, com cerca de 40 atrações, algumas acontecendo simultaneamente. Shows, apresentações de dança, grupos de folias de reis, sessões de cinema com curtas-metragens produzidos na região e interação com escritores e poetas fizeram parte da programação.
A 1ª Virada Cultural Montanhas Mágicas da Mantiqueira – etapa Andrelândia - foi uma realização da Prefeitura de Andrelândia, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio das Secretarias de Educação, Esporte e Finanças e os Departamentos de Obras, Meio Ambiente, Transporte e Limpeza Urbana, e do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira.
Para a Secretária de Cultura e Turismo de Andrelândia, Fernanda Meireles Teixeira Campos, o sucesso deste evento só foi possível porque contou com a ajuda de todos. “Temos que agradecer a confiança de quem esteve diretamente na Virada Cultural. São tantos, que nem posso nomear. Agradecer o apoio dos funcionários da Prefeitura e a população que foi prestigiar nosso evento. Só tenho a agradecer. Muita obrigada”.

Um projeto regionalizado
A Virada Cultural foi idealizada pelo Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira e, além de Andrelândia, acontecerá ainda nas outras cidades que compõem o Circuito: Carvalhos, Liberdade, Minduri e Passa Vinte. A proposta é realizar um intercâmbio de artistas e produtores das cidades do Circuito, para que a região possa conhecer os atores e as coisas que são produzidas no extenso território turístico.


A realização da Virada Cultural é fruto de um trabalho conjunto entre todas as prefeituras do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira. O projeto vem sendo organizado desde o mês de junho por responsáveis dos mais diversos setores das prefeituras envolvidas.

Feira de produtos da região
Uma das ações do projeto é a interação entre o público e os produtores das cidades do Circuito, principalmente ligados ao artesanato e à gastronomia. A Virada concentrou em Andrelândia uma grande feira com produtores de todas as cidades do Circuito. Cerca de trinta feirantes puderam expor seu trabalho e vender seus produtos durante o evento.

Educação do turismo
De acordo com os organizadores, a educação é uma das principais ferramentas transformadoras da sociedade. Através de um trabalho com as crianças, torna-se possível o desenvolvimento do turismo na base da sociedade. Com este pensamento, diversas ações foram realizadas nas escolas públicas, que receberam palestras sobre turismo e patrimônio cultural, teatro de fantoches e contação de histórias, e uma caminhada ecológica pela Pedra do Índio, com direito à piquenique e plantio de árvores.
Aconteceu também com os alunos um campeonato intermunicipal de futsal, com alunos das categorias Sub13 e Sub15 (masculino) das cidades de Andrelândia, Liberdade e Passa Vinte. Os jogos aconteceram no sábado de manhã (05 de novembro) e os resultados foram os seguintes:
Categoria Sub13
Andrelândia 2x0 Liberdade
Andrelândia 9x1 Passa Vinte

Categoria Sub15
Andrelândia 2x2 Liberdade
Andrelândia 6x3 Passa Vinte

Sentimento de dever
cumprido
A repercussão da etapa de Andrelândia da 1ª Virada Cultural nas Montanhas Mágicas da Mantiqueira é muito positiva. Segundo o gestor do Circuito, Lucas Muniz, “o principal objetivo com a Virada Cultural era envolver a comunidade. Realizar ações de valorização dos atores locais da cultura e dos demais segmentos ligados ao turismo. Isso foi conquistado. Foi emocionante ver artistas se apresentando e apresentando seus trabalhos pela primeira vez ao público. Muitas pessoas nos paravam nas ruas para elogiar e agradecer pelo evento estar acontecendo em Andrelândia. São inúmeras mensagens recebidas pelas redes sociais em apoio ao projeto. Agora estamos preparando a realização das etapas nas demais cidades do Circuito”.
Para Márcio Muniz, Presidente Executivo do Montanhas Mágicas, “a retomada do circuito, paralisado há pelo menos dez anos, trouxe novos desafios em busca da integração e união destes municípios, visando a promoção dos destinos turísticos, a geração de emprego e renda na região, e do envolvimento das comunidades nestes processos. Acreditamos que a união faz a força, e desta vez fez muita diferença”.
De acordo com a organização, a proposta é que a Virada Cultural se torne um evento fixo no calendário da cidade e que seja realizada todos os anos.

Galeria de Fotos

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br