Uma tradição que a cada ano dá mostras das dificuldades que enfrenta para se manter ativa, as Folias de Reis, amparadas por pessoas que dedicam-se a preservar a religiosidade das suas comunidades, envolvem um grande número de participantes, seja apenas marcando presença à festa no seu encerramento, seja colaborando com ofertas em dinheiro - ou material dos mais diversos - durante os dias em que os grupos caminham pela cidade ou áreas rurais levando sua música para comemorar a vinda do menino Jesus; ou ainda se colocando à disposição para a organização dos festejos no dia 6 de janeiro.
As comemorações de Reis em Arantina, este ano conturbadas devido a vários imprevistos na sua festa de encerramento, demonstrou ser um evento religioso que segue amparado por uma população muito disposta a manter a tradição.
Seis grupos de Folia de Reis participaram dos festejos. A missa na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida reuniu centenas de moradores e visitantes de cidades próximas.
A Folia de Reis Estrela do Oriente, a mais tradicional de Arantina, na tarde do dia 6 esteve no Sítio do Delegado - na localidade conhecida por Espinho - para uma reunião de confraternização com o grupo Cavaleiros de Santos Reis.
A quadra de esportes no centro da cidade, que era o local reservado às festividades, não pode ser utilizada, depois que uma denúncia feita horas antes pelos vereadores Carlos Adriano de Carvalho e Israel de Fátima Gonçalves, junto ao Corpo de Bombeiros, alertava sobre as condições de segurança do local. Contando então com a ajuda de populares, que levaram para fora todo o material que já estava montado dentro da quadra, os organizadores foram obrigados a improvisar o espaço na rua para que a festa acontecesse, onde foi feita a apresentação das folias e, às 23:00h, o forró.
João Bosco de Sá, que desde 1995 é um dos organizadores do evento, disse que a denúncia não era necessária, pois “o local não apresentava perigo às pessoas”, e que foi um desrespeito com todos que estavam presentes, crianças e idosos, que tiveram que enfrentar chuva e muito desconforto.