Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira (20), alunos e professores da Escola Municipal “Zara de Paula” em Arantina, promoveram um Café cultural em homenagem à Cultura Afro-brasileira. O evento reuniu os alunos para apresentação de danças além das comidas típicas.
Os professores trabalharam com os alunos a temática da cultura africana, com o objetivo de evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
No dia 20 de novembro o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, um tributo à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Uma homenagem justa àquele que representou os negros na luta contra a escravidão. Zumbi morreu em combate defendendo a liberdade de seu povo.
É uma data muito importante de reflexão e conscientização no que diz respeito ao povo africano e seus costumes no desenvolvimento da cultura nacional.
Para estimular que o tema fosse discutido nas escolas brasileiras foi publicada no dia 9 janeiro de 2003, a lei 10.639, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Parabéns aos professores e alunos da Escola Municipal “Zara de Paula”, em Arantina pela iniciativa desse lindo evento.