No dia 30 de junho de 2012 ocorreu a inauguração do Parque do Cavalo e do Pouso do Tropeiro, na antiga morada da família do Barão de Maciel, a Fazenda Parque da Roseta, localizada no município de Baependi. Nascido em 1837, em Baependi, Justo Domingues Maciel III era também conhecido como o Barão da Roseta, das Águas ou de Contendas.
Após a morte de Justo, a propriedade da Fazenda da Roseta passou a pertencer aos seus descendentes. Com o declínio das suas atividades produtivas o patrimônio sofreu um forte desgaste, e desde o ano de 2005 vem sendo restaurada para receber os visitantes.
O evento de inauguração na Fazenda Parque da Roseta contou com a presença de, aproximadamente, 200 pessoas, entre empreendedores locais, amigos, parceiros e demais interessados. Uma cerimônia religiosa, com missa e bênção pelo Padre Itamar, de Conceição do Rio Verde, marcou o inicio do evento na gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Logo após, o Parque do Cavalo “Paulo Cesar Junqueira de Andrade” foi inaugurado com o show do adestrador Zé Trovão e seus cavalos Lusitanos e Mangalarga Marchador.
O Pouso do Tropeiro também foi inaugurado na mesma oportunidade. O Pouso é um espaço destinado à hospedagem de cavaleiros e amazonas que queiram desfrutar de um ambiente rústico, porém acolhedor, que remete aos velhos tempos dos tropeiros. O local possui também um espaço para a culinária no fogão a lenha e churrasqueira, que podem ser utilizados pelos próprios hóspedes. São disponibilizadas também alimentação, acomodação e assistência veterinária de emergência para os animais ali hospedados, além de transporte em micro-ônibus para os cavaleiros e amazonas.
Em seguida o público assistiu à apresentação do violonista e compositor mineiro Juarez Moreira.
Fazenda Parque da Roseta: história e turismo |