No dia 02 de maio Baependi completou 159 anos de Emancipação Político-Administrativa, mas já são 323 anos de história. As celebrações em comemoração o aniversário da cidade aconteceram entre os dias 30 de abril e 03 de maio.
Na ocasião, a prefeitura municipal realizou vários eventos, entre shows, festival de música gospel, hasteamento da bandeira e desfile cívico na Praça Monsenhor Marcos. E ainda, aconteceram outras atividades como a romaria de São Lourenço para Baependi e o Concurso de Marcha na chácara do Curtume realizado pelo Clube do Cavalo da cidade, que atraiu vários criadores da região.
As festividades foram acompanhadas por um grande número de pessoas do município e visitantes de várias cidades da região e outros estados.
Um breve histórico
Desbravadores vindos do Rio Verde, chegaram à localidade no séc. XVII, por volta de 1692 em busca de ouro. Transpondo os contrafortes da Serra da Mantiqueira, os paulistas Antonio Delgado da Veiga, seu filho João da Veiga e Manoel Garcia alcançaram um sítio que chamaram de Maependi, do tupi-guarani: Mbaé-pindi cujo significado é “clareira na mata”, “picada que da passagem”, “atalho”. Esta foi a primeira referência do nome da cidade.
A primeira casa foi construída em 1717, na margem esquerda do rio, pelo português Capitão-Mor Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, o provedor dos quintos do Registro da Mantiqueira. Posteriormente, na margem direita, surgiu um pequeno povoado, sendo ali construída, no ano de 1754, uma capela em nora à santa espanhola Nossa Senhora do Mont-Serrat, hoje Igreja Matriz.
Foi no ano de 1752 que o pequeno povoado se tornou freguesia, até que em 1814 se tornou Vila em 1855 foi separada da Comarca do Rio das Mortes, passando a ser sede da Comarca e, finalmente, no dia 2 de maio de 1856 foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Baependi.
Fonte: Prefeitura Municipal