11:37hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/12/2013 10h46

75 anos da emancipação de Bom Jardim de Minas

Foram comemorados com gincana cultural e esportiva.

Por José Francisco Mattos e Silva

A história cultural e esportiva de Bom Jardim de Minas sempre esteve ligada às Gincanas Culturais e Esportivas que eram realizadas da década de 1980 até 2000. Passados 13 anos Bom Jardim de Minas revive e vive sua história em três dias de grande entusiamos e alegrias que foram marcados pela disputada competição entre as três equipes participantes do evento: Equipe EENSA Nova Geração; Equipilantra e Equipe Tudo Junto e Misturado.

A Gincana foi realizada dentro da programação das comemorações dos 75 anos de Emancipação Política do Município ocorrida no dia 17 de dezembro e que terminou no dia 22 dia em que foi proclamado o resultado final das competições que tiveram seu início no dia da cidade com a tarefa beneficente onde todas as equipes deveriam doar 200 brinquedos para o Natal das crianças carentes, despertando assim o sentimento de solidariedade e a caridade nas crianças, jovens e adultos participantes.

As tarefas da Gincana foram voltadas para o resgate da identidade local, como por exemplo, a apresentação do antigo Jornal “O Sathélite” que circulou em Bom Jardim entre os anos de 1937 até 1950; apresentação de teatro encenando uma lenda ou um conto local, apresentação de um músico para executar em instrumento de sopro o Hino do Município, merecendo a nossa sugestão que seja nas próximas edições das futuras gincanas dada mais ênfase a parte cultural, já que nesta edição forte mesmo foram às tarefas desenvolvidas em torno dos esportes, onde tivemos ao longo da tarde de sábado e por todo o mundo diversas competições esportivas. Não podendo nunca nos esquecer de que a Gincana quando realizada na Praça Presidente Vargas, como antes, envolve toda a população da cidade, sendo marcante o movimento no centro histórico, contudo, inegável os espaços públicos que nossa cidade possui para a prática de diversas modalidades como a Quadra Poliesportiva e o Estádio Municipal.

Animados e firmes em seus propósitos de vencer a Gincana as três equipes participantes deram a cidade um grande presente nas comemorações do aniversário de Bom Jardim: a gincana é um evento que deve fazer parte do calendário cultural da cidade, como era no passado quando também era tão bem organizada e montada pelos organizadores de então que deixaram para os de hoje este importante legado.

A Gincana de Bom Jardim sempre foi referencial para as gincanas de quase todas as cidades da região, esta importância não deve ser esquecida e deve ser sempre lembrada, nossa cidade há muito ensinava como se deve fazer e o que não se deve fazer, necessário hoje resgatar também estes valores o que foi feito com maestria pela atual organização que não mediu esforços para que o evento fosse tão grandioso, e de fato foi.

Merece especial desta as equipes participantes. Compostas de membros de idades diferentes e de variadas ideologias, cada equipe brilhou. As equipes “EENSA:Nova Geração”, “Equipilantra” e “Tudo junto e misturado” se destacaram na apresentação de tarefas, na criatividade e no brilhantismo das praticas esportivas, sobretudo os competidores bonjardinenses.

Na Gincana 2013 a grande campeã foi nossa cidade.

Parabéns para todos, e que venha a Gincana Cultural Esportiva em 2014.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br