12:46hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
25/02/2014 17h47

Abatedouro é fechado e 800 kg de carne são apreendidos no Sul de Minas

Ainda foram encontrados 54 porcos, que provavelmente seriam abatidos.

Um abatedouro clandestino em Bom Jardim de Minas, na região Sul do Estado, foi fechado pela Polícia Militar (PM) nesta segunda-feira (24). Foram encontrados 54 porcos para abate e 800 kg de carne foram apreendidos.

De acordo com a Polícia Militar (PM), foi cumprido um mandado de busca e apreensão na fazenda Santa Maria, junto com fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), onde havia várias irregularidades. Logo na entrada do imóvel, em um cômodo, foram encontrados serra de corte, balança, restos mortais caídos ao chão; em uma câmara fria foram localizadas partes de suínos e bovinos pendurados, bem como cabeças de bois abatidos ao chão.

Ainda, foram encontrados 54 porcos, que provavelmente seriam abatidos, sendo que um destes animais encontrava-se morto e enterrado na própria fazenda. Além disso, foi achado um carretilha que provavelmente era utilizado para dependurar os animais para abate.

Durante a vistoria, os militares detectaram intervenção ambiental em dois pontos distintos dentro da faixa dos 30 metros ao longo de um curso d’água, área considerada de preservação permanente os quais foram depositados restos mortais de bovinos, sendo barrigada, vísceras e ossos.

Também foi observado que na propriedade existe uma barragem/represa. O proprietário informou que era usada para criação de peixes e dessedentação de animais e a captação de água para consumo humano e animal.

No total, foram apreendidos 800 kg de carne, recolhidas e destinadas ao aterro municipal para destruição. Uma multa de R$ 4.811,21 foi gerada por danificação de área de preservação ambiental, com restos de animais, pela falta de licenciamento ambiental para criação de porcos, por utilização barragem/represa sem a devida liberação e por utilizar água, sem o respectivo cadastro.

O proprietário da fazenda Joaquim Miguel Nunes, 53, foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Andrelândia.

FONTE: Fernanda Veigas 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br