10:07hs
Quinta Feira, 30 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
12/01/2011 08h46

Bom Jardim de Minas comemora 72 anos de sua emancipação político-administrativa

Bom Jardim de Minas comemora 72 anos de sua emancipação político-administrativa

Atividades cívicas, culturais e artísticas marcaram as festividades do 72º aniversário de emancipação político administrativa de Bom Jardim de Minas, de 16 a 19 de dezembro.

 

Na quinta-feira, pela manhã, com a participação da corporação musical União Bonjardinense, aconteceram as solenidades de inauguração do Centro de Fisioterapia Cid José de Mattos e dos sanitários da escola municipal Monsenhor Nardy, além da entrega oficial de 1 caminhão basculante e 1 retroescavadeira, adquiridos pela Prefeitura Municipal.

 

“Ao contemplarmos hoje o gesto de nobreza da Câmara de Vereadores deste município, ao aceitar o nome de meu pai neste centro que servirá para recuperar fisicamente os que dele precisarem, nós da família de Cid José de Mattos confirmamos eterna gratidão ao prefeito Joaquim Laércio Rodrigues e ao Poder Legislativo Municipal, por se lembrar de alguém que, embora já não se encontre mais entre nós, temos a certeza de que continua amando sempre esta terra e torcendo pelo seu progresso”, declarou em nome da família a filha do homenageado.

 

Em sua saudação, o ex-secretário de Estado de Saúde e deputado federal eleito Marcus Pestana falou destacou a importância da iniciativa. “Bom Jardim faz hoje uma coisa que é essencial, que é olhar o futuro cultuando a memória daqueles que nos trouxeram até aqui. Por todos os relatos que colhi, pude concluir que o senhor Cid foi uma pessoa muito querida na cidade, uma pessoa muito humana, uma pessoa que se dedicava ao próximo. Por isso, abraço esta família, que tem uma inserção forte na história de Bom Jardim, e gostaria de ressaltar que esta inauguração é também mais um passo na caminhada; é mais uma vitória num setor essencial, que é a saúde: elemento fundamental na construção da cidadania”, destacou Pestana.

 

“Gostaria de expressar minha alegria em poder estar entregando para Bom Jardim de Minas esta obra – de arquitetura moderna e bonita, situada num local adequado. Além disso, nossa gestão fica profundamente feliz em estar entregando ao município um caminhão e uma retroescavadeira – ambos zero quilômetro – os quais, com certeza, contribuirão muito com a melhoria dos serviços prestados à comunidade”, ressaltou em seu pronunciamento o prefeito de Bom Jardim de Minas, Joaquim Laércio Rodrigues.

 

Na sexta-feira, 17, o dia começou com a tradicional alvorada, às 06h da manhã, pela corporação musical União Bonjardinense. Ainda pela manhã, às 08h30, uma missa na antiga matriz do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, marcou a programação religiosa. Às 10h, com a presença de várias autoridades e população, aconteceu a solenidade de inauguração da Casa da Cultura, na praça Presidente Vargas. Durante o evento foi oficialmente aberta a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos do projeto Importando Artes e a apresentação musical e cultural das turmas dos cursos de violão e inglês do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Durante toda a manhã, no local, agentes do PSF (Programa Saúde da Família) realizaram o projeto Viva Mais e Melhor, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

 

Em seu pronunciamento, a coordenadora do Cras, Elisabete Regina do Amaral Teixeira, destacou a importância do trabalho desenvolvido por sua equipe, cujo principal objetivo é “a valorização da vida humana, resgatando dons, carismas, conceitos e talentos. E como temos talentos em nossa comunidade!”, declarou Elisabete.

 

O prefeito Joaquim Laércio destacou a importância do incentivo à cultura e arte como importante ferramenta de apoio na formação dos futuros cidadãos. “Me sinto profundamente honrado quando venho a este local, que conta com o trabalho de uma equipe de professoras capacitadas, que se dedicam ao máximo e aqui trabalham com empenho em prol da comunidade”, declarou o prefeito.

 

Na parte da tarde, atividades culturais, educativas e de recreação para as crianças na praça Presidente Vargas. O destaque ficou para a apresentação teatral “Totonho e a Dengue” – uma iniciativa da equipe do PSF com o apoio e participação de professores e alunos da escola municipal Monsenhor Nardy.

 

À noite, na tenda montada na praça, o Palco Cultural contou com a apresentações musicais de artistas da cidade. Destaque para o projeto Importando Artes, com os grupos de canto coral e street dance.

 

No sábado, 18, pela manhã, aconteceu na praça Presidente Vargas a primeira fase da gincana promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

 

À tarde, no terminal rodoviário, foi realizada a solenidade de revitalização da biblioteca pública municipal Irmã Inácia. O evento, com o tema “Biblioteca e Livro: Passaporte para a Cultura, Educação e Cidadania”, contou com homenagens aos escritores bonjardinenses.

 

No final da tarde, a segunda etapa da gincana agitou a praça Presidente Vargas. À noite, na tenda, uma programação com shows musicais encerrou o dia de festividades.

 

No domingo, 19, pela manhã, o VI Encontro Tradicional de Bandas de Música de Bom Jardim de Minas e Região abriu oficialmente o dia.

 

À noite, na tenda armada na praça Presidente Vargas, o encerramento das festividades pelos 72 anos de Bom Jardim de Minas com a apresentação da escola de dança Darlene Batista, que conta com a participação de crianças do projeto do Cras.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br