05:32hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/01/2012 10h29

Bom Jardim de Minas Personagens que fazem nossa História - Antoninho Guido de Paula

Personagens que fazem nossa História - Antoninho Guido de Paula

 

 


Quem não se lembra dele? Antoninho Guido de Paula, nosso Guido!

 

Raros são os filhos de Bom Jardim de Minas que não o conheceram, não se lembram de suas boas gargalhadas, de suas histórias, de seu acervo fotográfico e documental e de sua voz, que anunciou por décadas a fio os fatos tristes e alegres das vidas dos bom-jardinenses no alto faltante da Matriz, e cantava com sua  forma irreverente como é bom ser um bom-jardinense.

 

Nada mais justo do que começarmos a coluna “Quem é quem na história de Bom Jardim de Minas?” fazendo menção ao saudoso Guido de Paula, a quem foi dada a incumbência de guardar a história de Bom Jardim de Minas.

 

Guido nasceu e viveu toda sua vida em Bom Jardim de Minas, cidade cuja memória viria a permear todos seus anos de vida. Filho do Capitão Francelino José de Paula e da Senhora Ilídia Pena de Paula, viveu no antigo Hotel Francelino onde, desde a tenra idade, colecionava as histórias, as fotos, os documentos, as lembranças e a memória de nosso povo.

 

Cidadão atuante, sempre se envolveu em diversas questões sociais, culturais, políticas e religiosas de nossa cidade, o que sempre fazia com maestria e rara sensibilidade. Desenvolveu por longos anos um belo trabalho à frente dos grupos de teatro local, foi músico, compositor e escritor, deixando inúmeras letras e relatos da vida cotidiana da cidade, destacando-se no papel de Pôncio Pilatos nas encenações da Semana Santa. Foi um verdadeiro gincaneiro. Abria e fechava os carnavais de Bom Jardim com suas fantasias e brincadeiras. Membro efetivo do grupo da melhor idade, e, já no final de sua passagem pela Terra, defendeu, pleiteando uma cadeira na Câmara Municipal, a criação da Casa de Cultura.

 

Sempre esteve envolvido nas agremiações religiosas e filantrópicas Católica. Era tradição, há poucos anos em nossa cidade, ouvir pelo alto falante de Matriz sua voz rouca “Atenção para este aviso”. Religioso, dedicou à Comunidade Católica, ao lado na inesquecível Josefina Altomare, bons momentos de sua vida. Destas e de outras, sua maior e mais conhecida contribuição para nossa cidade foi a criação e fundação do Acervo Cultural da cidade, que hoje recebe seu nome Acervo Cultural Antoninho Guido de Paula, deixando para a atual e futuras gerações vasto acervo documental e fotográfico que conta a história de nossa cidade e região desde as Bandeiras Paulistas até os dias de hoje.

 

Guido de Paula é um dos filhos que mais amou a mãe Bom Jardim de Minas.  Verdadeira figura folclórica de nossa cidade, patrono do patrimônio cultural e histórico de Bom Jardim. Guido conseguiu o que para muitos hoje é difícil: enxergar a beleza do pequeno. Seu pequeno Bom Jardim era para ele o lugar mais belo, de histórias mais belas, do povo mais belo, o belo e pequeno Bom Jardim do Senhor Bom Jesus.

 

Se hoje podemos responder quem é quem na história de Bom Jardim devemos a resposta ao Guido. Se hoje você, caro leitor, pode saber da sua origem, da sua história, da sua família, dos costumes e tradições de nossa cidade, você deve a resposta ao Guido, que dedicou décadas para que nós soubéssemos e nunca esquecêssemos de que somos também a história de Bom Jardim de Minas.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br