13:08hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
09/05/2012 23h45

Bom Jardim de Minas Personagens que fazem parte da Nossa História: Monsenhor Nardy

Personagens que fazem parte da Nossa História: Monsenhor Nardy

Ao longo da história de Bom Jardim de Minas sempre prestou homenagem ao “Monsenhor Domício de Paula Nardy”, que mesmo tendo nascido em São Domingos da Bocaína, em 07 de fevereiro de 1885, veio ainda com poucos meses de vida para Bom Jardim de Minas junto com seus pais Manoel Victorio Nardy e Francisca Cândida de Paula Nardy que eram dados aos negócios comerciais e a agricultura e decidiram abandonar as terras de Bocaína em razão do promissor Arraial do Senhor Bom Jesus do Bom Jardim.

 

Viveu em Bom Jardim sua primeira infância. Aos 12 anos foi estudar no Seminário de Mariana, onde foi ordenado em 04 de abril de 1908 pelas mãos de Dom Silvério Gomes Pimenta, vindo, posteriormente, servir a Paróquia de Bom Jardim onde foi Paróco por um ano. Partiu para Roma onde na Faculdade de Direito Canônico da Universidade Gregoriana doutourou-se em Direto Canônico e bacharelou-se em Teologia. Voltando ao Brasil foi nomeado Secretário do Arcebispo de Mariana durante doze anos. Assumiu em Mariana os cargos de Promotor do Arcebispado, Procurador da Mitra e desenvolveu significativo trabalho jornalístico na vetusta Arquidiocese Mineira. Com a morte de Dom Silvério, a quem o Monsenhor Nardy assistiu com a última confissão e o Viático, foi eleito Vigário Capitular e ecônomo da Arquidiocese, foi nesta época que traduziu para a língua portuguesa o “Tratado da Humildade”do papa Leão XIII.

 

Foi grande incentivador da cultura religiosa do povo de Mariana e de Bom Jardim. Com sua mente brilhante, mereceu também a confiança de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, que em 1923 convocou monsenhor Nardy para preparar toda a infra-estrutura para a recém criada Diocese de Juiz de Fora pelo Papa Pio XI, por meio da Bula Ad Sacrosancti Apostolatus Officium em 1° de fevereiro de 1924. Monsenhor Nardy foi nomeado o primeiro Vigário Geral da Diocese de Juiz de Fora. Posteriormente, a Diocese organizada pelo Monsenhor Nardy foi elevada a Arquidiocese em 14 de abril de 1962, quando o Papa João XXIII, através de Bula “Qui tanquam Petrus” assim determinou. 

 

Na Diocese de Juiz de Fora foi Vigário Geral até seu falecimento, em 30 de junho de 1940, exercendo também as funções de Capelão do Asilo dos Mendigos, professor do seminário Santo Antônio e do colégio São José, catedrático da Escola Normal Modelo de Juiz de Fora.

 

Na ocasião da fundação do Município de Bom Jardim de Minas, em 17 de dezembro de 1938, foi orador oficial dando sua bênção ao novel Município em celebre discurso, conforme narrado na Ata de instalação da cidade. É com razão que o povo de Bom Jardim homenageou o Monsenhor Nardy, dando ao Grupo Escolar o seu nome, entregando a educação de nossas crianças à proteção de tão culto e importante sacerdote.

 

Fazendo alusão e comemorando juntamente com a Arquidiocese de Juiz de Fora seu cinqüentenário da criação, nada mais justo que o povo de Bom Jardim de Minas lembre desta figura ilustre de nossa história local. Monsenhor Nardy foi um dos responsáveis pelo plantio da semente desta vasta Arquidiocese, à qual pertence nossa Paróquia de Bom Jardim de Minas e as Paróquias irmãs de Liberdade, Arantina, Olaria e Lima Duarte, cidades integradas pela unidade da Fé e pela vocação turística que é a marca principal dos Circuitos Turísticos das Montanh as Mágicas de Minas e da Serra do Ibitipoca, nos quais nosso município está inserido geográfica e institucionalmente.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br