11:47hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
29/02/2012 17h06

Bom Jardim de Minas Praça Presidente Vargas, o coração de Bom Jardim de Minas (Parte I)

Praça Presidente Vargas, o coração de Bom Jardim de Minas (Parte I)

Antiga foto mostra como era Praça Presidente Vargas

 

 

Os melhores lugares das cidades são as praças. Não nos restam dúvidas de como são necessárias, importantes e vitais para um povo sua praça. Cada metro quadrado deste território sagrado das cidades que chamamos de praça contém em si centenas de milhares de histórias a serem contadas.

 

A praça é a testemunha de todo o processo de desenvolvimento urbano e humano de um lugar. A praça é a fonte, manancial límpido, dos encontros e desencontros de um povo, a praça é o coração da cidade.

 

Bom Jardim de Minas, como toda boa cidade do interior das Minas Gerais, tem sua trajetória histórica, política e humana ligada à sua praça.

 

O espaço que outrora foi o quintal da antiga sede da Fazenda do Bom Jardim com o passar dos anos foi se tornando o centro e o coração de toda a evolução urbana do município, tomando feições diversas ao longo do tempo, como registram as fotografias e as histórias que vamos, no correr das próximas edições, trazer ao conhecimento de nossos leitores e de nossa comunidade.

 

Esperamos garimpar, com a ajuda de todos, os tesouros das lembranças, das memórias, fotografias e relatos da nossa Praça Presidente Vargas desde os tempos em que era Praça do Coreto ou Largo da Fonte, Praça do Cruzeiro, e com a emancipação da cidade, na vigência do Estado Novo de Getúlio Vargas, a denominação que ainda persiste de Praça Presidente Vargas, com todas as suas alterações, mudanças, reformas e, em especial, com a saudade e com a lembrança que cada um de nós tem e que será posta no papel com as inúmeras histórias por todos nós vividas neste espaço tão significativo de nossa cidade.

 

A Praça Presidente Vargas é o coração de Bom Jardim de Minas. Por estar sempre em nossos corações, que desde a tenra infância traz as mais luminosas lembranças de todas as etapas de nossa vida. A praça é um ser vivo, a praça somos nós, foi nela que fomos construídos, é nela que construímos e nela que deixamos nossas marcas registradas dos amigos, da família, das festas, das alegrias, das conversas, das construções políticas, das lágrimas.

 

Enfim, é na nossa Praça, com sua bela moldura, a grande contadora das nossas histórias, razão pela qual deve ser querida, cuidada, preservada, plantada, feita nela um jardim. Afinal, é pela e na praça que surgiu o Bom Jardim. Vamos juntos, replantar o jardim...

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br