12:41hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
12/05/2012 00h40

Bom Jardim de Minas Praça Presidente Vargas, o coração de Bom Jardim de Minas (Parte III)

Praça Presidente Vargas, o coração de Bom Jardim de Minas (Parte III)

Fico profundamente feliz quando ouço a expressão “minha terra”, em especial quando “minha terra” é dita por nós bom-jardinenses, natos ou de coração. Pronunciar minha terra Bom Jardim de Minas é exalar um profundo sentimento de pertença, é criar um sentimento de solidariedade que ultrapassa as fronteiras individuais e se estende a todos nós, filhos de Bom Jardim de Minas, incluídas as gerações futuras.

 

Quando falamos minha terra Bom Jardim surge, ou deveria surgir, a percepção de, no mínimo, três valores: a paz, o desenvolvimento da cidade e o respeito pelo meio ambiente natural e construído de nossa cidade. Pronunciar uma palavra não é no Antigo Testamento e no Novo Testamento um simples dizer, é uma ação que compromete quem a realiza e quem a aceita. Pronunciar “minha terra Bom Jardim” é se comprometer efetivamente com a cidade, é criar uma identidade que se desdobra em eixos: uma identidade pessoal, uma identidade ligada à comunidade e uma identidade que os outros reconheçam com sua identidade. A identidade de nossa cidade esta em sua história, nos seus monumentos, em seus templos, em suas edificações, em nossa praça e seus casarões, e, em especial, a identidade de nossa cidade está no nosso povo, o povo da nossa terra Bom Jardim de Minas, suas histórias, origens e tradições.

 

A bela foto que ilustra esta coluna é um dos retratos mais significativos para nosso povo, ao mesmo tempo mostra nosso povo, nossa praça e nossa história quando no coração de nossa cidade o povo festejava elegantemente a emancipação de nossa cidade, em dezembro de 1938. O povo aos pés do antigo cruzeiro demonstra que não é de hoje que é o espaço de nossa Praça Presidente Vargas é nosso principal ponto de encontro, de festas, de confraternização de solidariedade onde criamos um vínculo de identidade com nossa terra.

 

Ouvindo histórias fomos presenteados por inúmeros amigos e amigas que partilharam momentos vividos na Praça Presidente Vargas. Dos mais velhos que contaram sobre o antigo coreto, o antigo cruzeiro, aos mais novos que relataram as festas de carnaval, os encontros de folias de Reis, as comemorações das festas do mês de maio e de agosto, dos encontros das bandas de músicas, dos encontros e desencontros das nossas vidas em torno do antigo jardim...

 

É, sem dúvida, nossa praça não só o coração de Bom Jardim de Minas, mas parte também do nosso coração, do coração saudoso de tantos bonjardinenses e visitantes que guardam as lembranças dos leilões das festas, do hotel do Francelino, da loja do Sr. Rachid, do Correio, do Carioca Bar, do bar da dona Glória, do bar e da boate do Pardal, do bar do Tatão, da Casa das Louças, do armazém do Vicente Marques, da Pharmácia e das histórias do Adilson e do Lula Alexandre, do Cine-Teatro Matozinhos e da Loja do Lopes, da Boate do Enéas, da Pizzaria Central e do Restaurante do Bocudo, entre tantas outras...

 

Quantas foram as histórias vividas na nossa Praça. Quantos dos nossos ali também viveram e quantas e quantas histórias ainda serão vividas neste nosso espaço de solidariedade e que ainda serão testemunhados e vividos por nós como presentes para as futuras gerações.

 

Muitos ainda serão como foram estes da fotografia testemunhas, juntamente com os nossos belos casarões e sobrados, de muitos e muitos momentos que serão vividos no coração de nossa cidade, lugar sagrado onde podemos afirmar em alto e bom som nossa identidade de bonjardinense e assim aspirar à igualdade, a solidariedade e o respeito com nossa própria pessoa e as outras pessoas, conservando o nosso meio ambiente construído e entregando-o às futuras gerações ensinando assim que nossa terra faz parte do nosso melhor tesouro, orgulhoso de poder dizer “minha terra Bom Jardim de Minas”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br