11:29hs
Domigo, 26 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
26/06/2014 17h29

Capoeira do Bonfim e o Mestre Pinheiro Núcleo Bom Jardim de Minas

Evento foi realizado com grande sucesso na cidade de Bom Jardim de Minas.

Por José Francisco Mattos e Silva

Marcante em toda cultura nacional é a influência dos povos africanos na nossa forma de ser e de estar. Oxalá, caso contrário o Brasil teria menos motivos para orgulhar-se da sua diversidade cultural e genética. Dança, festas, comemorações, sincretismo religioso, culinária, lutas, gingados e a alegria dos brasileiros é fruto do legado que nossos antepassados africanos deixaram nesta terra brasileira, além da construção da identidade de muitas faces, devemos ao negro o jogo ou a luta da Capoeira.

Bom Jardim de Minas desde os primórdios de sua colonização, nos idos de 1740, recebeu importantes e fortes influências dos grupos africanos trazidos pelos portugueses para esta nossa terra, o nome dado ao nosso morro símbolo, o “morro do Caxambu”, comemorações religiosas de maio (São Benedito e Nossa Senhora do Rosário), aspectos da culinária, carnaval, das danças e da forma de ser de nosso povo retrata a importância da cultura africana para a cidade, encontramos vestígios da antiga senzala no centro da cidade e há em cartórios e antigos registros ocorrências de muitos homens e mulheres da pele negra que fizeram e fazem muito por nossa cidade, hoje destaca como fruto desta bonita herança o Grupo da Capoeira que realizou seu 1° encontro.

No último dia 31 de maio, contando com a presença de vários mestres da região, e com a grande participação de 100 jogadores e visitantes vindos das cidades de Arantina, Andrelândia, Olaria, Lima Duarte e Juiz de Fora, a cidade foi presenteada com a realizaçao do 1° Festival de Capoeira de Bom Jardim de Minas, onde foram apresentadas as modalidades mirim, infanto-juvenil e adulto, com destaque para a modalidade feminina, havendo a saudável disputa que inspira o crescimento físico, psicológico e o resgate desta importante manifestação cultural cujo valor é nacionalmente reconhecido.

O Grupo de Capoeira de Bom Jardim de Minas conta hoje com 53 alunos e membros efetivos, sob orientação do Mestre Carlinhos e com ajuda do Michael, que destacam os benefícios da Capoeira para a saúde física e mental, quebrando o estereotipo preconceituoso dos séculos passados de que o jogo, ou a luta de capoeira, não era um esporte, mas apenas uma dança hostilizada pela elite medrosa do Brasil.

O evento foi realizado com grande sucesso graças a Deus e aos amigos que sempre nos ajudam, destacam os coordenadores da Capoeira de Bom Jardim de Minas, especialmente ao Mestre Pinheiro.

Nossa torcida é para que a capoeira ou a capoeiragem, instalada nem nossa cidade, sempre e cada vez mais misture a arte marcial, o esporte, a cultura popular e a música para que sejam agentes agregadores de valores às nossas crianças, aos nossos jovens e ao público em geral.

O dançar ou lutar capoeira é um culto em memória dos nossos antepassados, homens e mulheres que nos sofrimentos, contados nas páginas tristes da história do Brasil. Capoeira é uma luta pela liberdade, pela valorização daquilo que acrescenta e que soma para o crescimento do povo, deste povo brasileiro que nas capoeiras lutam, dançam e cantam. Capoeira é esporte, capoeira é luta, capoeira é cultura, capoeira é fator de mudança social. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br