23:18hs
Terça Feira, 28 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
30/10/2014 09h05

Fundação da Associação Recanto do Saber e da Experiência - Dr. Celso N. Chaves

Fundação de Bom Jardim de Minas tem como principal objetivo estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da cultura.

Por José Francisco Mattos e Silva

O Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso Nardy Chaves é uma associação não governamental fundada por Manoel Francisco, Celso Henrique e Leopoldino, filhos de Celso Nardy Chaves e Maria Auxiliadora, em colaboração com vários bonjardinenses que representam vários setores da sociedade local.

Instituído em 27 de setembro de 2014 tem seu registro no cartório próprio e personalidade jurídica de direito privado possuindo como objetivo principal estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da cultura para melhorar a qualidade de vida da população bonjardinense e preservar e resgatar a história da cidade de Bom Jardim de Minas desde sua fundação pelo Coronel Antonio Correia de Lacerda, preservar a história da família do Capitão Leopoldinho Augusto Chaves e guardar no interior deste casarão a história das muitas famílias que formam e são Bom Jardim de Minas, através da experiência e do saber adquiridos através do exercício da cidadania, da promoção das artes, do artesanato, da cultura e da história, neste espaço que tem agora caráter multicultural, casa da cidadania.

Sem demoras é que permitiu a Providência a reforma e restauração do imóvel localizado na Praça Presidente Vargas, que guarda o coração dos Chaves, mas guarda também a memória de toda a região do Caminho do Comércio, importante trecho entre as duas vias da Estrada Real.

Aprouve a Deus permitir que Celso Nardy Chaves inspirasse seus filhos a voltarem a estas terras da Mantiqueira para reviver a história como fazia em sua infância e para revigorarem este monumento da arquitetura colonial brasileira, tesouro do barroco colonial mineiro, revitalizando os sentimentos e as aspirações de tantos outros. De um encontro com uma bonjardinense nas terras da Itália, Cristiane de Paula Lima, até hoje, aventuramos na história e nas expectativas. A casa do Capitão Leopoldino esta em pé e abriga a Associação Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso Nardy Chaves que servirá de inspiração e acolhimento para as múltiplas riquezas desta terra bonjardinense, das Minas Gerais e de todo o povo brasileiro, considerando que deste casarão, erguido no século XVIII pelo português Antonio Correia de Lacerda saiu toda sua descendência para fundar e povoar Minas Gerais e espalharam-se pelo Brasil.

As comemorações da reforma e restauração do Casarão da Família Chaves e da fundação da Associação Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso Nardy Chaves foram celebradas no dias 26 e 27 de setembro, data em que comemoramos o aniversário de nascimento da patrona do Recanto, Sra. Maria Auxiliadoras Lacerda Cortes Chaves.

No dia 26 de setembro, as comemorações foram abertas com as instrutivas e belas falas de Antoninho Altomare de Carvalho e Veronice Rodrigues de Almeida, co-fundadores da Associação Recanto do Saber e da Experiência que externaram a importância do imóvel para o resgate cultural estadual. Em nome dos familiares da família Chaves discursou Sra. Maria Aparecida A. Nardy Mattos, relembrando a infância vivida dentro do casarão e de seus tios Leopoldino e Maria. Em seguida o Município de Bom Jardim de Minas na pessoa do Prefeito Municipal, Laércio, vereadores e do Conselho do Patrimônio Cultural concederam aos irmãos Cortes Chaves a “Honra ao Mérito Municipal” e ao Engenheiro Manoel Francisco Cortes Chaves o título de “Cidadão Honorário Bonjardinense”.

Neste mesmo dia a Associação Recanto do Saber lançou o projeto “Bom Jardim em seresta: música na praça”, onde talentos da musica local fizeram uma inesquecível seresta na Praça visitando todas as casas do centro histórico onde foram tocadas e cantadas músicas populares brasileiras e homenageado todos os antigos moradores da praça. Ao final, sob as bênçãos da chuva que caiu sobre Bom Jardim, no antigo armazém anexo ao casarão e que recebeu o nome de “Armazém das artes Capitão Leopoldino Augusto Chaves”, foi apresentado grupo musical unindo músicos do CRAS e da cidade, sendo exibido belíssimo vídeo com fotos intitulado “Bom Jardim, como seu nome é lindo”.
No sábado, dia 27 de setembro, dia da fundação da Associação do Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso Nardy Chaves, as festividades tiveram início com a celebração da Santa Missa no interior do casarão presidida pelo Monsenhor Elias José Saléh Filho e co-celebrada pelo Pároco Padre Carlos Alberto Moreira, que enfatizaram a importância do resgate da história sendo a Santa Missa celebrada nas intenções de todos os bonjardinenses vivos, falecidos e pelos fundadores da cidade e antigos moradores do casarão. Ao final da Missa o imóvel foi abençoado, merecendo destaque o fato de haver dentro do casarão a capela ermida do Senhor Bom Jesus de Matozinhos dedicada ao padroeiro da cidade conforme provisão episcopal do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antonio Moreira.

Prosseguindo as comemorações tivemos apresentação do grupo de dança com três belíssimas apresentações. Em seguida, encenado pelo Grupo de Jovens da Paróquia de Bom Jardim, o povo na praça assistiu à peça teatral “A história de Bom Jardim de Minas”, que contou a história da cidade com a narrativa dos personagens patronos da Associação Recanto do Saber, Celso e Maria Auxiliadora. Ao término, o presidente fundador da Associação, Manoel Francisco Cortes Chaves, abriu oficialmente as portas do casarão com o descerramento da placa alusiva ao ato no corredor de acesso ao imóvel, havendo visitação ao imóvel e confraternização da comunidade na praça com apresentação da Corporação Musical União Bonjardinense e homenagem à Família Cortes Chaves, com cesta de produtos da terra doados pelo comércio, empresários, artesãos e produtores de Bom Jardim de Minas e zona rural.

Há tempos a cidade de Bom Jardim de Minas não assistia um final de semana tão rico na valorização dos talentos da terra e do resgate de toda sua história religiosa, arquitetônica, cultural e social, ficando nos anais da história local o festivo e último final de semana de setembro como um marco do que pretende a Associação Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso N. Chaves, que já no último dia 12 de outubro promoveu tarde de recreação para as crianças em comemoração ao seu dia, e segue com agenda cultural até o final do ano com o projeto “Música na Praça”, utilização do espaço para atividades culturais e afins do Recanto, como, por exemplo, ensaio da banda de música, manhã literária, etc.

Saudamos você, casarão da Família Chaves, casarão do Recanto do Saber e da Experiência, casa que conta com 259 anos de idade, matriarca da fé deste povo por ter em seu interior o primeiro trono da pequena imagem do nosso Padroeiro. 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br