12:11hs
Sábado, 27 de Julho de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
30/07/2015 10h09

Personagens que fazem parte da Nossa História - Padre Pasquale Mauro

Padre Pasquale Mauro deixou seu legado na cidade de Bom Jardim de Minas.

Pasquale Mauro, nome de batismo, nasceu aos 17 de outubro de 1836, natural da cidade de Laurito, Província de Salerno, Região da Campania, no Sul da Itália. Filho legítimo de Filippo Mauro e Carmela Sagaria. Os seus irmãos eram: Giuseppe, Giovanni, Dorotea, Vicente e Antônio Mauro, sendo os dois últimos sepultados no cemitério de Bom Jardim de Minas, estando seus descentes até hoje na cidade e espalhados pelo Sul de Minas. Foi batizado no dia 18 de outubro de 1836 pelo Padre Francesco de Rosa, na Capela do Colégio Monte Carmelo, ordenou-o Diácono, no ano de 1860. Enfim, foi ordenado Sacerdote em 1861, sendo inscrito no clero da Paróquia de Laurito. Padre Pascoal Mauro, no ano de 1871, trocou a Itália pelo Brasil, vindo exercer seu Sacerdócio na Diocese de Mariana, à qual pertenciam as Dioceses de Juiz de Fora e Campanha

Assumiu a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos aos 14 de dezembro de 1871, com intuito de conduzir os destinos e avanços espirituais daquela pequena povoação, localidade na qual residiu até o dia 03 de maio de 1893 e, posteriormente, no período de 20 de novembro de 1898 a 02 de julho de 1900, quando retornou para sua terra natal, onde faleceu em 19 de julho de 1909.

Padre Pascoal Mauro foi quem pela 1ª vez realizou a solene procissão com a Imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, no ano de 1873. Até então a Imagem do Padroeiro não era retirada do seu trono, sendo acompanhada, como ainda hoje, por uma multidão de pessoas que percorrem as principais ruas da cidade. No próximo mês de agosto estaremos realizando, no dia 09 de Agosto, 2º Domingo do mês e dia do Padroeiro de Bom Jardim de Minas, a 142ª procissão com a belíssima imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, luminosa multidão.

O povo de Bom Jardim de Minas deve ao Padre Pasquale Mauro sua mais bonita e importante tradição. Sem dúvidas a festa de agosto, a festa do Padroeiro, é patrimônio cultural imaterial, merece registro e proteção, para que as próximas gerações também usufruem deste tesouro herdado dos tempos da colonização e ganhou forma graças ao trabalho deste missionário italiano que plantou flores em Bom Jardim e deixou-nos um importante legado: a festa de agosto de Bom Jardim de Minas é a festa do povo bom-jardinense.

Desde o ano de 1781 até 2015 são 234 anos de construção da história da cidade em torno de seu mais precioso símbolo que é a Imagem do Senhor de Matozinhos, cujas comemorações são expressão máxima da cultura do nosso povo. É nossa festa de agosto o fiel da balança de toda a vida cultural, social e religiosa, mais celebrada do que o aniversário da cidade e mais do que qualquer outra manifestação cultural, sempre.

Agosto para os bom-jardinenses é tempo de comemoração, celebração, é tempo de festa, é tempo de cantarmos: “Há cem anos Senhor nesta Igreja, nós rezamos a sombra da Cruz, para que esta cidade seja, Bom Jardim do Senhor Bom Jesus”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br