18:51hs
Quarta Feira, 29 de Maio de 2024
Bom Jardim de Minas - Notícias
27/11/2014 10h19

Personagens que fazem parte da nossa história - Leonarda Luiza de Lacerdat

Leonarda Luiza de Lacerdat deixou seu legado e marcou época em Bom Jardim de Minas.

José Francisco Mattos e Silva

 

Muito pouco se sabe ou se fala da família do fundador de Bom Jardim de Minas, Coronel Antonio Correa de Lacerda de Faria, não obstante ter sido um grande desbravador de toda região, Cavalheiro da Espora Dourada e dono de muitas terras por toda extensão da Zona da Mata e Sul de Minas, cujas propriedades eram sediadas em sua Fazenda, a Fazenda do Bom Jardim, lugar que deu origem a nossa cidade.

Tem-se registros de que Antonio Correa de Lacerda e Ana de Souza Guarda tiveram 13 filhos que saíram para colonizar e desbravar as Minas Gerais, permanecendo alguns deles em Bom Jardim, entre os que ficaram na sede da Fazenda até sua transformação em arraial e vila encontramos Leonarda Luiza de Lacerda.

Leonarda Luiza de Lacerda nasceu e batizou na Capela ermida do Senhor Bom Jesus de Matozinhos da Fazenda dos Lacerda, tendo falecido em 20 de janeiro de 1851, fora sepultada na Antiga Matriz.

Em seu testamento, existente nos registros da Paróquia de Santa Rita de Jacutinga, consta que Leonarda residiu na Fazenda São Lourenço do Jacutinga, na cidade de Rio Preto, mas que possuía terras na Fazenda do Bom Jardim, no lugar que hoje conhecemos como “Dois Córregos”, pelo visto foi Dona Leonarda a última descendente direta do fundador a residir na sede da Fazenda, por ocasião de sua morte deixou móveis, gados, cavalos e 28 escravos.

Era casada com João Chaves, tendo os filhos Ana Luiza,  Francisco Pereira de Lacerda, Beraldo José Chaves, Maria Felicidade, Leonardo João Chaves, Mariana Paz de Oliveira, Rita Flausina, Antonio José Chaves e José Antônio Chaves.

Interessante que da descendência de sua filha Ana Luiza tivemos Galdino Emilianodas Neves, nascido em São João Del Rey foi deputado federal imperial e violinista de renome que servia ao Imperador Pedro II, formou-se em medicina no Rio de Janeiro, tendo voltado para São João Del Rey onde clinicou e foi presidente da Câmara Municipal, assumindo a chefia do Partido Liberal e assinou o manifesto republicano de 1870, tendo falecido em São João Del Rey em 1897, entre seus descendentes temos o Presidente Tancredo Neves.

Outro fato interessante é que os descendentes do fundador de Bom Jardim que ainda vivem na nossa cidade descendente também do ramo da Dona Leonarda, sendo eles os descendentes de sua filha Maria Felicidade que era casada com Manoel Francisco de Andrade, sendo hoje os membros das famílias Marques, em referência Dona Izabel Marques Nardy e Iolanda Marques Rachid, entre outros, sendo fortes o indícios de que o Prefeito Assis Rodrigues, descendente de João Francisco Damasceno encontra-se na linha genealógica da Leonarda Correia de Lacerda.

Inegável assim que a família de Antonio Correa de Lacerda exerceu grande influencia política e social em nossa região desde que aqui chegou em 1740 até início do século XX, em especial pela figura do lendário João Batista Marque Júnior.

Leonarda Luiza de Lacerda deixou um legado que ultrapassa o que consta em seu testamento, seu amor por Bom Jardim é digno de aplausos quando faz constar em seu testamento que abri mão de tudo, menos de ser sepultada na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Matozinhos de Bom Jardim, onde hoje repousa.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br